sexta-feira, 9 de junho de 2017

Cindy & Cindi

.

Cindy é um nome feminino usado principalmente em inglês. É uma forma diminutiva de Cynthia (Cíntia). Cíntia é um nome com muitas qualidades, que já possuiu mais destaque no Brasil em outras décadas, mas agora está esquecido. É ao mesmo, um nome geográfico e um nome mitológico. Geográfico por que é a forma latinizada da palavra Kynthia, utilizada para designar o Monte Cinto na ilha de Delos, na Grécia. Mitológico, por que a deusa Ártemis era adorada e onde ela e o irmão Apolo teriam nascido. Assim, Cíntia significa mulher de Cinto. Porém, além disso, Cíntia também é um epíteto da deusa grega da lua, o que relaciona imediatamente com a mitologia e com a natureza. Esse é um atributo que poucos sabem, sua relação com a lua, e que torna o nome mais encantador.

Outras línguasCynthia, Cindi, Cindy, Sindy (Inglês), Cynthia, Kynthia (mitologia grega), Cinzia (italiano), Cíntia(português).

O nome Cindy tem popularidade em vários países, embora não recentemente. Ele consta nos rankings femininos dos Estados Unidos, Canadá, França, Holanda e Suíça, mas em todos esses, na última lista anual divulgada ele não consta.  

Certamente ele passou a ser usado no Brasil pela fama da atriz e supermodelo norte-americana Cindy Crowford. O auge da sua fama mundial se deu no final da década de 80 e início dos anos 90, e isso se reflete nos registros brasileiros (IBGE, Nomes no Brasil, Censo 2010): Cindy é o nome de 3.128 pessoas, com destaque para o Distrito Federal, enquanto Cindi é o nome de 868 pessoas, com destaque para o Rio Grande do Sul. Em ambas as grafias dominantes, Cindy tem destaque nos anos 90, e não há registros antes dos anos 70.

Sindy também tem algumas representantes brasileiras, de acordo com o IBGE: 1.393 pessoas se chamam assim, e essa grafia foi mais registrada no Amazonas.

Em termos de registros recentes, Cindy foi o nome escolhido para 15 meninas em São Paulo no ano de 2015, de acordo com a Arpen/SP.

Referências:

Cindy Au, atriz e cantora chinesa;
Cindy Blackman, baterista norte-americana;
Cindy Breakspeare, modelo jamaicana;
Cindy Brogdon, jogadora de basquete norte-americana;
Cindy Brown, jogadora de basquete norte-americana;
Cindy Fabre, modelo francesa;
Cindy Leadbetter, atriz e modelo norte-americana;
Cindy Lima, jogadora de basquete espanhola;
Cindy Morgan, atriz norte-americana;
Cindy Nell, modelo e apresentadora de TV sul-africana;
Cindy Nelson, esquiadora alpine francesa;
Cindy Noble, jogadora de basquete norte-americana.
Cindy Sampson, atriz canadense;
Cindy Williams, atriz estadunidense;

                 







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário