sábado, 10 de junho de 2017

Régis

.


Régis é um nome masculino francês, de uso bastante difundido no Brasil. Ele vem de um sobrenome que significa “governante”, em occitano. Régis é frequentemente dado em honra à Saint Jean-François Régis, um padre jesuíta francês do século 17.

Realmente, se formos analisar a semelhança das palavras, Régis tem a sonoridade parecida com a palavra regente, que significa Governante, aquele que rege, que governa.

Nos Estados Unidos, Régis apareceu pela primeira vez no ano de 1901, no ranking de nomes masculinos. Desde então, permaneceu em posições de retaguarda por décadas. A última aparição, entretanto, se deu no ano de 1964, quando fechou sua participação na 992ª posição. Depois disso, não voltou a integrar o top 1000 norte-americano.

No Brasil, Régis é um nome tipicamente associado aos anos 80. Das 20.286 pessoas nascidas com o nome Régis, 6.577 nasceram dentro dessa década, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). A quantidade de Registros faz com que Régis seja o 446º nome masculino mais Registrado no Brasil. O estado de destaque é o Rio Grande do Sul: mais de 5 mil do total dos Régis nascidos no Brasil são gaúchos, ou seja, em torno de 47%.

Em termos de registros recentes, Regis (sem acento) tem apenas 2 registros na Arpen/SP de 2015.

Um exemplo disso é o ator e diretor de televisão, nascido gaúcho, Régis Cardoso. Outros exemplos bastante conhecidos são Régis Augusto Salmazzo, mais conhecido como Régis, é um jogador de futebol brasileiro que atua como meio-campista e atualmente defende o Bahia, e ainda, Regis Danese, nome artístico de João Geraldo Danese Silveira, é um cantor e compositor brasileiro. É um dos maiores cantores de música gospel brasileira.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário