quinta-feira, 8 de junho de 2017

Circe

.

Circe é a forma latinizada de grego Κιρκη (Kirke), o que possivelmente significa "pássaro". Na mitologia grega Circe era uma feiticeira que transformou a tripulação de Odisseu em porcos, mas foi forçada por ele a transformá-los de volta. A sonoridade desse nome, em português, acaba parecendo-se muito com a palavra “circense”, relativo à circo.

Originalmente, o nome escrevia-se Kirke, mas esse é praticamente inviável em português. É possível que George R.R Martin tenha se inspirado nesse nome para criar o nome da sua personagem, a Rainha Cersei.

O significado de Circe é muito bonito. Gosto dele pois é um dos poucos nomes que significam “pássaro” que são, afinal, usáveis em língua portuguesa.

Circe era, na mitologia grega, uma feiticeira, em versões racionalizadas do mito, uma especialista em venenos. Também aparecia como uma Deusa ligada à feitiçaria, assim como sua mãe Hécate. Circe era considerada a Deusa da Lua Nova, do amor físico, feitiçaria, encantamentos, sonhos precognitivos, maldições, vinganças, magia negra, bruxaria, e caldeirões.

Circe é o nome de 1.065 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O destaque fica por conta do Rio Grande do Sul, e a maioria dos nascimentos se deu na década de 50. Do total, 20 desses são homens. Alguns, na verdade 48 engraçadinhos registraram a grafia Circi.

Circe é a deusa da magia do Universo DC,é a maior inimiga da Mulher Maravilha e também de todas as Amazonas. Circe é responsável pelas sagas; A Guerra dos Deuses e o Ataque das Amazonas.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário