terça-feira, 20 de junho de 2017

Loretta

.
Loretta é um nome feminino usado em inglês e em italiano. É raramente usado em português, e geralmente, no Brasil. Pode ser uma elaboração de Lora, que é uma variante de Laura usada também como diminutivo italiano de Eleonora, Lorenza ou Loredana, ou a partir de Lauretta, o diminutivo italiano de Laura. Esta é a forma feminina do nome Laurus (latim antigo), que significava “louro”. Esse significado foi favorável, uma vez que na Roma Antiga as folhas das árvores de louro foram usadas para criar as guirlandas dos vencedores.

É também usado como uma variação de Loreto. Este último vem de uma cidade da Itália, originalmente chamada de Lauretana em latim.

Variantes: Laura, Lora, Loreen, Lorene, Lorinda, Laurinda (inglês), Lauretta, Loreta, Loreto, Lorita, Lorella, Lorisa (italiano).

Diminutivos: Laureen, Laurene, Laurie, Lori, Lorie, Lorri, Lorrie, Lauressa, Laurissa (inglês).

MASCULINE FORM: Lauro (italiano).

OTHER LANGUAGES: Llora (Catalão), Laura (Croata), Laura (Dinamarquês), Laura, Laurie (holandês), Laura (Estoniano), Laura (Finlandês), Laure, Laurette, Laurine, Lorette (francês), Laura (alemão), Laura (Húngaro), Lára (Islândia), Laura (Roma Antiga), Laura (Noruega), Laura (Polonês), Laura (Português), Laura (Romeno), Laura, Lavra (Esloveno), Laura, Laurita (espanhol), Laura (Sueco), Lowri (galês).

Nos Estados Unidos, Loretta apareceu pela última vez em 1990, na 923ª posição e esteve no top 100 nas décadas de 30 e 40. Já no Canadá, sua última aparição foi em 1942, no 93º lugar.

Em termos de Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Loretta é o nome de 106 pessoas. Praticamente todos os registros se deram nos anos 80. Loreta tem mais registros, 512 pessoas receberam o nome com a grafia simplificada. O destaque nesse caso é para Mato Grosso do Sul.

Em termos de registros recentes no território brasileiro, Loretta teve 5 registros na lista da Arpen/SP de 2015. É um nome raro em qualquer tempo no Brasil. Mesmo na década de 80, quando o nome teve maior repercussão, foi com pouca proporção em relação ao número de pessoas nascidas, de modo que não tem muitos representantes. Consequentemente, ainda hoje é um nome original e absolutamente elegante. A terminação pode incomodar um pouco, mas a fama crescente de Violeta talvez ajude a superar esse pequeno detalhe.


Loretta deve sua divulgação em partes à fama da atriz Loretta Young. Podemos citar ainda Loretta Goggi, atriz e cantora e Loretta Harrop, triatleta;




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário