segunda-feira, 19 de junho de 2017

Odette & Odete

.


Odette é um nome feminino francês.  Na verdade, é um diminutivo francês de Oda ou de Odilia. Este foi o nome dado à princesa que se transforma em cisne no balé “O lago dos cisnes” (1877), de Tchaikovsky.

No caso da primeira opção, Oda é a forma feminina de Odo, que é um nome germânico originado de “aud”, ou seja, “riqueza, fortuna”. Já na segunda opção, Odilia deriva do elemento germânico “odal”, que significa “pátria”.

Outras linguagens: Auda, Oda, Odila, Odilia (Germânico antigo), Odelia, Odetta, Ottoline (inglês), Oda, Odilie, Ottilie, Ute (alemão), Odeta (Lituano), Otylia (Polonês), Odalis, Odalys (espanhol), Ottilia (sueco).

No mundo, Odette já esteve presente nos rankings dos Estados Unidos e da Suíça. No Brasil, são 1.594 pessoas chamadas Odette, com destaque para o Rio de Janeiro, especialmente nos anos 30.

Porém, os brasileiros apreciaram mesmo a grafia aportuguesada, Odete, que tem 68.467 pessoas em todo o Brasil, de acordo com o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). A maioria delas nasceram no Paraná, e na década de 50 foi especialmente frequente acontecerem registros de Odete. É claro que 215 engraçadinhos registraram Odethe.

Referências

Odette Bancilhon, astrônoma francesa;
Odette Bedogni, verdadeiro nome de Delia Scala, atriz e bailarina;
Odette de Champdivers, também conhecida como Oudine ou Odinette, amante de Carlos VI da França;
Odette Drand, esgrimista francesa;
Odette Laure, atriz francesa;

Odette Yustman, atriz estadunidense;



.