sexta-feira, 16 de junho de 2017

Maura

.

Maura é a forma feminina de Mauro, usada raramente nos países de língua portuguesa. Ambos derivam do latim Maurus, um nome latino que significa “pele escura”. Este foi o nome de numerosos santos dos primeiros tempos do cristianismo, notavelmente um santo que seguia São Bento. Maura, como feminino de Mauro, é um nome de origem étnica, considerando que “maurus” está associado com os habitantes da Mauritânia, que realmente tinham a pele escura.

Assim, Maura está próximo do nome Bruna, Leila, Melânia, Moreno, Blake e Cole. Os nomes Maurício e Maurílio são derivados de Mauro. Em italiano, temos as variantes alteradas Mauretta, Maurella, Maurina.

Enquanto Mauro é o nome de mais de 166 mil pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Maura tem apenas 188 pessoas em todo o período da pesquisa (1930-2010). O destaque fica para Minas Gerais, principalmente na década de 70.

Nos Estados Unidos, Maura esteve no ranking feminino até 2006, quando apareceu pela última vez na 913ª posição. No Chile, Maura esteve na 89° posição no ano de 2013.

Em termos de registros recentes, não temos como dar certeza em relação à todo o Brasil, o que podemos fazer é uma comparação abstrata tomando como base a lista da Arpen/SP que abrange somente o estado de São Paulo. De acordo com essa lista, no ano de 2015 não nasceu nenhuma menina chamada Maura. Isso implica em dizer que é um nome totalmente exclusivo nos dias de hoje.

Maura Dorothea Isles é uma das duas personagens centrais da série de televisão norte-americana Rizzoli & Isles, interpretada por Sasha Alexander.

Referências:

Maura Cossutta, política italiana;
Maura Del Serra, poetisa, dramaturga e tradutora italiana;
Maura di Troyes, santa francesa;
Maura Genovesi, atiradora italiana;
Maura Leone, atriz italiana;
Maura Paparo, bailarina, coreógrafa e ensaísta de dança italiana;
Maura Tierney, atriz estadunidense;
Maura Tombelli, astrônoma italiana;

Maura Viceconte, atleta italiana;



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário