sexta-feira, 16 de junho de 2017

Aava




.

Aava, ao contrário do que possa parecer, não é uma variante de Eva ou de Ava, e sim, um nome finlandês feminino. Ele significa “largo, aberto” em finlandês, segundo o Behind The Name.  

Na Wikipédia finlandesa, temos outras informações. Aava é um nome feminino finlandesa. O nome é possivelmente na origem e refere-se ao tema da natureza aavaan mereen, que significa algo como “porta do mar”, “abertura do mar”.

No Brasil, mesmo o nome Ava é bastante incomum, sendo que há somente 361 registros dele. Aava não possui nenhum registro nos dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), nem tampouco nas listas da Arpen/SP. Ainda é um nome desconhecido e exótico para o Brasil.

Já na Finlândia, Aava é um nome bastante popular. Aparece nos rankings de 2013, 2014 e 2015, sendo que em 2015 esteve na 29ª posição. É um nome que, segundo a Wikipédia finlandesa, passou a ser registrado a partir da primeira metade dos anos 90 e se tornou comum no ano 2000, mas nunca antes disso.

"Aava" ("Abra a paisagem") foi a canção que representou a Finlândia no Festival Eurovisão da Canção 1998 que se realizou em 9 de maio de 1998, em Birmingham, no Reino Unido. A música é composta em grande parte da repetição da frase "paisagem aberta", aproveitando os sons da língua finlandesa (em que a frase é processado "Avara maa avaa". Trata-se assim como uma espécie de one-off da história do festival, e é visto com interesse por muitos fãs do Concurso. 

Aava, segundo a Bíblia era o nome dado a um rio localizado na antiga Babilônia, mais precisamente ao noroeste da cidade.




.