terça-feira, 13 de junho de 2017

Melinda

.


Melinda é um nome feminino usado em várias línguas. É uma combinação, possivelmente, de Mel (vindo dos nomes Melanie ou Melissa) com o popular sufixo feminino –inda. Foi criado no século 18, talvez inspirado do nome similar Belinda. Ainda, pode ser uma abreviação de Ermelinda.

Variantes: Lissa, Malinda, Mel, Melina, Missie, Missy, Melantha
Diminutivo: Mindy

Outras linguagens: Melissa, Melitta (grego antigo), Melánie (checo), Melanie, Melissa (holandês), Mélanie, Mélissa (francês), Melanie, Melitta (alemão), Melaina, Melissa (Mitologia grega), Melika (havaiano), Melánia (Húngaro), Melania (Italiano), Melania (Romano antigo), Melanija (letão), Melanija (lituano), Melanija (macedônico), Melania (polonês), Melanija (sérvio), Melánia (eslovaco), Melanija (esloveno), Melania, Melisa (espanhol), Melis (turco). Em italiano, segundo a Wikipédia da Itália, há a versão Malinda.

Em torno do mundo, Melinda é realmente popular na França, onde esteve no 177º lugar no ano de 2014. Nos Estados Unidos, a última vez que apareceu no ranking em 929º lugar no ano de 2002, depois disso não voltou a aparecer. Na Hungria ele esteve no ranking até 2010, quando apareceu no 97º lugar.

No Brasil, são 637 pessoas com esse nome, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O estado de destaque é o Espírito Santo, e a década de maior número de nascimentos foi o ano 2000. Quando escutamos Melinda, pensamos automaticamente em um nome do tempo colonial do Brasil, mas quando verificamos, a verdade é que ele não foi registrado com expressividade no século passado inteiro, só começando a ganhar algum destaque nos anos 2000.

Entretanto, a filha do Michel Teló com a atriz Thaís Fersoza se chamará Melinda, e isso pode potencializar bastante o seu uso nos próximos anos. Esse fenômeno, entretanto, só poderá ser visível se assim acontecer a partir de 2016 ou 2017, pois no ano de 2015, apenas 3 meninas chamadas Melinda foram registradas no estado de São Paulo, segundo a Arpen/SP.

Acredito que Melinda é uma ótima alternativa para os pais que gostam de Melissa por exemplo, mas que se sentem incomodados com a imensa popularidade que o nome vem adquirindo nos últimos anos. Melinda é um excelente nome, bonito, feminino, elegante e original.

Referências:

Melinda Bam, modelo sul-africana;
Melinda Clarke, atriz norte-americana;
Melinda Culea, atriz norte-americana;
Melinda Czink, jogadora de tênis húngara;
Melinda Dillon, atriz norte-americana;
Melinda Gainsford-Taylor, atleta australiana;
Melinda Gates, empresária americana;
Melinda McGraw, atriz norte-americana;
Melinda Weaver, jogadora de softball australiana;
Mélinda Hennaoui, jogadora de futebol argelina;




.


Um comentário: