segunda-feira, 12 de junho de 2017

Nice

.

Nice vem da palavra grega Nike, que significa “vitória”. No panteão de deuses gregos, Nice era a deusa da vitória, que fazia parte do “time” dos deuses invocados na guerra. A deusa personificava a vitória, a força e a velocidade, representada por uma mulher alada. Os romanos designaram o nome Victória para a deusa Nice. Do nome Nice derivam Nicanor, Nikanor, Nikias, Nikon, todos masculinos.

Nice também é uma palavra inglesa que traduz-se como “bom”, “agradável”, e talvez isso explique o fato de Nice não ser muito usado em países anglófonos.

Nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004, em Atenas, a imagem da deusa veio cunhada nas medalhas (ouro, prata e bronze) com referência à deusa Atena, a deusa da estratégia e das batalhas. Sua imagem é obrigatória em todas as medalhas dos Jogos Olímpicos de Verão, e vem da escultura de mármore do século V a.C., de autoria de Peônio. 

A mais famosa imagem da deusa é a de Samotrácia, exposta no Museu do Louvre, em Paris. Nesse caso, Nice se encontra na mão direita de Atena, dando assim à deusa a certeza da vitória em todas as batalhas travadas. Atena, na mitologia, travou muitas batalhas contra deuses que desejavam Nice para si, e graças à deusa alada, sempre as venceu.

No Brasil, 7.460 pessoas se chamam Nice, o que não caracteriza como nome tão popular em comparação à outros. Mas Nice pode ser também usado como apelido para EuNice ou BereNice, então, há muito mais pessoas que são tratadas assim no cotidiano. O destaque, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), fica para o estado do Rio de Janeiro, e a maioria das Nice’s nascidas no Brasil são dos anos 60 ou 70. Há também 190 pessoas chamadas Nike, o original grego, mas destas, 165 são homens, e possivelmente a tentativa é que seja um diminutivo de Nicolas.  

Geograficamente falando, Nice é uma cidade francesa. Nice é a forma portuguesa do nome da cidade, uma vez que na Italia ela é chamada de Nissa, em grego de Nizza e em latim, Nicaea. Ela é a quinta cidade mais populosa da França e bem conhecida no mundo todo. Por volta de 350 a.C, os gregos de Marselha fundaram um assentamento permanente, ao qual deram o nome de Nikaia, em homenagem a Nice, a deusa da vitória.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário