segunda-feira, 12 de junho de 2017

Xisto

.

Xisto é um nome masculino, basicamente a forma portuguesa do nome Sixtus. Além de ser o nome genérico de vários tipos de rochas, também conhecidas como “lousa”, é também um nome próprio. Sixtus é um nome romano tardio, que se constitui na forma latina do nome grego Ξυστος (Xystos), que significa "raspado, polido". Esse é o motivo das rochas se chamarem assim, inclusive.

Esse nome foi levado por cinco papas. O primeiro Papa Xisto levou esse nome por ser o sexto a servir depois de São Pedro, e assim, há uma possibilidade que na verdade foi derivado da palavra latina Sextus, que significa “sexto”. Ambas as hipóteses são validas, e a segunda pode ser paraetimológica.

Temos as variantes Sixte (francês), Sisto (italiano), Xystos (grego), Sistu (asturiano), Sixto (basco), Sikstus (bretão), Sixt (catalão), Sikst'us (georgiano), Sikstas (lituano), Sykstus (polonês), Xisto (português), Sikst (russo), Sixto (espanhol), Szixtusz, Sükösd (húngaro).

No Brasil, 1.089 pessoas se chamam Xisto, de acordo com o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O estado de destaque é Minas Gerais, sendo que a década de maior número de nascimentos foi 1950. Possivelmente, o nome dos papas não influenciou em nada, já que o quinto e último a adotar esse nome morreu em 1590.

Referências:

Paulo Xisto Jr, é um músico brasileiro, baixista da banda Sepultura, sendo o único membro da formação original ainda no grupo.
Xisto Guzzi,  foi um ator brasileiro.
Xisto de Paula Bahia foi um ator, cantor e compositor brasileiro.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário