sábado, 3 de junho de 2017

Osmar

.

Osmar é um nome masculino, possivelmente germânico ou anglo-saxão, e sua origem e significado são incertos. As teorias atuais apontam para uma variante de Ansmar ou uma variante de Osmær. O nome foi possivelmente trazido da Alemanha por volta de 800 d.C por missionários ingleses.

Ansmar deriva dos elementos do alto alemão antigo “ans” ou “as” (deus) e “mair” (famoso). Por interpretação, talvez signifique “glória divina”, segundo o Behind The Name. Esse significado também é encontrado na Wikipédia, que diz que Osmar é a aparentado à Oscar e Osvaldo.

Na Inglaterra medieval, está registrada a existência do nome Osmaer, com um significado idêntico no idioma anglo-saxão, desde o século VII. Depois do século XI há registros de seu uso em Leicestershire e Devonshire, porém, no começo do século XIII, o uso de Osmar passou a ser em forma de sobrenome, assim como variantes Osman, Osmant, Osment, Osmint, Osmer e Usmar.

O registro mais antigo é William Osmere em 1230, em Devonshire, durante o reinado de Henrique III. Um dos sobrenomes baseados no nome Osmar que é mais frequente em registros históricos é Hosmer, ao longo do século XVI, que logo passou para a América, em 1635, quando James Hosmer e sua família se assentaram na Nova Inglaterra. O sobrenome Osmar foi particularmente escasso. No final do século XIX, havia cerca de uma vintena de pessoas com esse apelido na Inglaterra, principalmente nascidos em Kent, e não mais de dez pessoas nos Estados Unidos.

No mundo lusófono, o nome Osmar é bastante comum, especialmente no Brasil. Em Portugal, é um nome reconhecido dentro da lista de nomes permitidos. Um dos mais famosos representantes desse nome no Brasil é o ator Osmar Prado, cujos papeis na televisão são famosos: a última aparição dele nas telinhas foi como Coronel Epaminondas Napoleão, na novela “Meu Pedacinho de Chão” (2014).

No Brasil, há 102.717 pessoas chamadas Osmar, o que faz desse nome o 140º mais usado para homens dentro do período da pesquisa (1930-2010), de acordo com o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O estado de destaque é Santa Catarina, sendo que a maioria dos nascimentos ocorreu na década de 1960.

Muitos acreditam que Osmar seja árabe, por causa da semelhança com o nome árabe Omar ou Othman, mas não é. Há muitos outros nomes com o prefixo “os”. Aqui estão alguns exemplos:

Osbeorht (ou Osbart, Osbert, Osburt) - "divinamente brilhante"
Osburn (ou Osborn, Osbourne) - "guerreiro divino"
Oscar (Oskar ou, Osgar) - "lança de Deus"
Osman (ou Osmen, Osmin) - "proteção divina" (também Osmanek em polonês)
Osmond (ou Osmont, Osmund) - "protetor divino" (também Osmondo em espanhol)
Osraed (ou Osred, Osrid, Osryd) - "Conselheiro Divino"
Osric (ou Osrick) - "governante divino"
Oswald (ou Osweald, Oswell) - "divinamente poderoso" ou "Poder de Deus"
Oswin - "Amigo de Deus"
Osgood - "divinamente bom"


Estes primeiros nomes geralmente têm o diminutivo "Ozzi", "Ozzie", ou "Ozzy". No Brasil, onde Osmar é um nome muito comum, ele se transformou em outras variações passado simples: como Osmaro, Osmarino e Osmario.

Referências:

Osmar Aparecido de Azevendo, atacante brasileiro;
Osmar Donizete Cândido, jogador de futebol brasileiro;
Osmar dos Santos, atleta brasileiro competidor em corridas de longa distância;
Osmar Ferreira Junior, atacante de futebol brasileiro;
Osmar Ferreyra, jogador de futebol argentino;
Osmar Mares, jogador de futebol mexicano;
Osmar Molinas, jogador de futebol paraguaio;
Osmar Núñez, ator argentino;
Osmar Sigueira, jogador de futebol brasileiro;
Osmar R. Zaiane, cientista de computação alemão;
Osmar Maderna, músico argentino;
Osmar Schindler, pintor alemão;
Osmar White, periodista australiano.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário