sábado, 3 de junho de 2017

Venâncio

.

Venâncio é um nome masculino usado em português e espanhol, que anteriormente foi um sobrenome. Ele deriva de Venantius, que vem do latim “venans” que significa “caça, perseguição”, a partir do verbo latino vēnor, que significa “caçar, perseguir”. O particípio presente do verbo é “venantis” e daí o nome.  Possivelmente, foi um sobrenome dado à caçadores. Portadores desse nome incluem um Consul romano do século 6 d.C, e um poeta latino do século 7 d.C.

Foi nome do historiador e jornalista paulista Venâncio de Oliveira Aires, um dos precursores dos pensamentos abolicionistas e republicanos. O nome da cidade gaúcha de Venâncio Aires foi originado em sua homenagem.

No Brasil, há 6.171 pessoas com o nome Venâncio, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que o estado de destaque é o Mato Grosso do Sul. A década de maior número de registros é 1990.

Na lista da Arpen/SP de 2015 há apenas 2 registros do nome, um com acento e outro sem.
Em italiano temos as variações Venanzio, Venanzo, Venante, e tem as alterações Venanzino, Venantino. Temos ainda Venanci (catalão), Venance (francês), Fenantius (frísio), Venantius (latim), Wenancjusz (polonês), Venancij (russo), Venancio (espanhol). O significado “caça” ou “caçar” é análogo em significado aos nomes Hunter e Chase.

Referências:

Venâncio Fortunato, foi um poeta e compositor de hinos latino, e bispo de Poitiers.
Venâncio José Lisboa, foi um político brasileiro.
Venâncio José de Oliveira Lisboa, foi um político brasileiro.
Venâncio de Camerino é o padroeiro de Camerino, Itália.




.

Um comentário: