sexta-feira, 2 de junho de 2017

Oséias

.

Oséias é a forma portuguesa do nome hebraico Hoshe’a, que significa “salvação”. No Antigo Testamento, Moisés deu ao espião Oseias o novo nome Josué, que tem uma origem relacionada. Esse nome também foi portado por um rei de Israel no século 8 d.C, que foi o último governante desse estado antes dele ser conquistado pela Assíria. Também foi o nome de um dos profetas menores, autor do Livro de Oséias. Algumas fontes interpretam livremente o significado como “salvo pelo Senhor”.

Variações incluem Hoshe’a, Hoshea, Hosea, Oshea (hebraico), Osea (italiano), Osee (latim), Ozeasz (polonês).

Há no Brasil 18.260 pessoas chamadas Oséias, sendo ele o 489º nome masculino mais usado no Brasil de 1930 a 2010, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O destaque fica por conta de Rondônia (que tem 35,14% deles) e outros estados do norte do Brasil. A maioria dos registros de Oséias se deu na década de 80. Ozéias, nessa grafia, é o nome de 7.123 pessoas;

É um nome interessante para quem procura um nome bíblico de significado religioso. Muitas pessoas religiosas tem recuperado esse nome nos dias de hoje, a exemplo do cantor de música gospel Ozeias de Paula.

Ozéia de Paula Maciel, mais conhecido como Ozéia (Nonoai, 2 de Janeiro de 1982), é um futebolista brasileiro que atua como zagueiro. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário