sexta-feira, 2 de junho de 2017

Venceslau

.


Venceslau é a forma portuguesa de Venceslaus, que vem a ser a forma latinizada do nome Veceslav, um nome antigo eslavo composto pelos elementos veche (mais) e slava (glória), interpretado como “quem possui a maior glória” ou “grande glória”.

São Václav, conhecido como Saint Wenceslas em inglês, foi um duque da Boêmia do século 10, assassinado por seu irmão. Ele é o santo padroeiro da República Checa. Foi também o nome de diversos reis da Boêmia.

Outras linguagens: Veceslav (inglês), Ventseslav (búlgaro), Václav, Věnceslav (Checo), Wenzel, Wenzeslaus (alemão), Wenceslas, Wenceslaus (história), Vencel (húngaro), Venceslao, Vinceslao, Vincislao (Italiano), Wacław, Więcesław (Polonês), Veaceslav (Romeno), Vyacheslav, Slava (Russo), Václav (eslovaco), Venceslás (espanhol), Vyacheslav (ucraniano), Vyačeslav (armeno), Wenzel (finlandês), Vencelus, Vaclavus (latim).

Venceslau é o nome de 2.259 pessoas no Brasil, segundo  o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O estado de destaque é Tocantins, e a década da maioria dos nascimentos foi 1950. A grafia Wenceslau tem 580 pessoas. Na lista da Arpen/SP existe um registro de Venceslau, no ano de 2015.

Venceslau Brás Pereira Gomes (Brazópolis, 26 de fevereiro de 1868 — Itajubá, 15 de maio de 1966) foi um advogado e político brasileiro; presidente do Brasil entre 1914 e 1918.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário