domingo, 4 de junho de 2017

Osório

.


Osório é o nome de 5.110 pessoas segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), com destaque para o Rio Grande do Sul, sendo que 5,48% são gaúchos. O nome tem a maior parte dos registros nas décadas de 1940 e 1950. No Rio Grande do Sul, inclusive, há um município chamado Osório, que homenageia o General Osório, um militar importante para a história local, o marechal Manuel Luís Osório, patrono da Cavalaria nacional, ali nascido. Assim, vemos que o nome da cidade vem do sobrenome do general.

Osório, segundo o site Surname Database é um nome de origem espanhola antiga, que deriva de um nome próprio medieval de origem incerta, provavelmente uma metástase do latim Orosius, do grego Orosios, um derivado de “oros”, que significa “montanha”. Talvez esse sobrenome tenha sido dado a partir de um ancestral bastante grande, alto, forte. O nome próprio foi levado por um teólogo de origem ibérica, historiador, que era famoso na Espanha durante a Idade Média. O sobrenome também pode ter origem basca, no entanto, e foi dado a um caçador de lobos.

O primeiro registro inclui o batismo de Gaspar, filho de Miguel e Ysabel Osorio, em 1579, na Igreja de Nuestra Senora La Antiqua Salobre, Albacete; o batismo de Ynes, filha de Pedro e Teresa Osorio, em 1592, e o casamento de Abraham Osorio e Rebecca da Costa em 1726, em St. Margaret, Lothbury, Londres. O brasão concedido às famílias que levam o nome Osorio descreve dois lobos, um acima do outro, em um escudo de ouro. A primeira grafia do nome de família parece ser de Ana Garcia de Osorio, que data de 1522, em Toro, Orense, na Espanha, durante o reinado do Rei Carlos I da Espanha. 

Os sobrenomes só se tornaram necessários quando funcionários do governo introduziram um sistema racional de tributação, por isso, é possível que fosse usado bem antes. Ao longo dos éculos, os sobrenomes de cada país continuaram a se desenvolver em diferentes grafias, muitas vezes acabando em originais e surpreendentes variantes ortográficas.

Assim, o sobrenome Osório acabou virando um nome próprio usado por nós, brasileiros, com relativa frequência em décadas passadas.


Referências

Osório Alves de Castro foi um romancista, alfaiate e militante comunista brasileiro.
Dom Osório Bebber, é um bispo católico, atualmente bispo emérito da Diocese de Joaçaba.

Joaquim Osório Duque-Estrada foi um poeta, crítico literário, professor e ensaísta brasileiro.

Osório Cardoso Villas Boas mais conhecido como Osório Villas Boas , foi um deputado estadual brasileiro pelo estado da Bahia e ex-presidente do Esporte Clube Bahia.

José Osório de Morais Borba foi um político, jornalista e escritor brasileiro.

José Osório Goulart, mais conhecido por Osório Goulart, foi um poeta, escritor, conferencista e intelectual açoriano. Foi um dos fundadores do Núcleo Cultural da Horta e o seu primeiro presidente.

Como sobrenome:

Aldo Osorio, jogador de futebol argentino.
Alejandro Osorio, jogador de futebol chileno.
Diego Osorio, jogador de futebol colombiano.
Eleonora Osorio, dama da nobreza espanhola.
Elsa Osorio, escritora argentina.
Giuseppe Osorio, político italiano.
Hilarión Osorio, jogador de futebol paraguaio.
Jonathan Osorio, jogador de futebol canadense.
Manuel Luís Osório, militar e político brasileiro.
Mariano Osorio, militar e político espanhol.
Óscar Osorio, militar e politico salvadorenho.
Ricardo Osorio, jogador de futebol mexicano.
Saturnino Osorio, jogador de futebol salvadorenho.





.