domingo, 11 de junho de 2017

Rogério

.


Rogério é um nome masculino, que é a forma portuguesa de Roger. Significa “lança famosa” ou “famoso na lança”, considerando a combinação dos elementos germânicos “hrod” (fama) e “ger” (lança). Alguns sites, como a Wikipédia italiana, interpreta como “lanças gloriosas”.

Os normandos trouxeram este nome para a Inglaterra, onde substituiu o antigo inglês cognato Hrodgar, o nome do rei dinamarquês no épico anglo-saxão “Beowulf”. Era um nome comum na Inglaterra durante a Idade Média. Por volta do século 18 era raro, mas foi revivido nos séculos seguintes. O nome foi suportado pelo senhor normando Roger I, que conquistou a Sicília no século 11, e seu filho Roger II, que governou a Sicília como rei.

Outras linguagens: Hrodger (Romano Antigo), Hróarr, Hróðgeirr (escandinavo antigo), Hrothgar, Hroðgar (Anglo-Saxão), Roger (Catalã), Roger (Dinamarquês), Roger, Rogier, Rutger (Holandês), Roger, Rodge, Rodger (Inglês), Roger (Francês), Roger, Rüdiger (Alemão), Ruggero, Ruggiero (Italiano), Ruth (Limburguês), Roar, Roger (Norueguês), Roger (Sueco).

Em termos de registros recentes, Rogério tem 93 registros, sendo que 34 sem acento e 59 com acento, na lista da Arpen/SP de 2015. Isso significa que embora raro na geração atual, ele ainda não é daqueles nomes impossíveis de serem encontrados nos berçários.

Quanto à sua abrangência no Brasil, Rogério é um dos nomes masculinos mais populares. Ele tem 292.635 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que é um nome tipicamente associado aos nascidos na década de 70. O estado onde a taxa de frequência é maior é São Paulo, mas Rogério tem registros equilibrados em todo os estados brasileiros.

Embora o nome Rogélio seja muito parecido, tem etimologia diferente de Rogério; Trata-se de uma forma espanhola do nome latino tardio Rogelius, que foi possivelmente derivado do nome Rogatus, que significa "pedido" – como nas orações dizemos “rogo a Deus” ou “rogo a ti”, no sentido de “peço a Deus” ou “peço a ti”.

Quanto à popularidade em redor do mundo, Roger está presente em vários países de língua inglesa ou assemelhados, mas Rogério é única e exclusivamente português. Portanto, se você busca um nome que cumpra o critério de internacionalidade, Rogério é pouco indicado. Entretanto, é um nome bem português, para quem quer valorizar a nossa língua.

Um dos portadores mais famosos do nome Rogério no Brasil, é o goleiro Rogério Ceni. 

Além desse, temos:

Rogério Fidélis Régis, jogador de futebol brasileiro;
Rogério Klafke, jogador de basquete brasileiro;
Rogério Moraes Lourenço, treinador de futebol brasileiro;
Rogério Cardoso, foi um ator e comediante brasileiro, conhecido por interpretar o Seu Floriano na série “A Grande Família”.
Rogério Duarte, foi um desenhista, músico, escritor e intelectual brasileiro. É considerado um dos criadores da Tropicália.
Rogério Duprat, foi um compositor, arranjador e maestro brasileiro.
Rogério Falabella é um publicitário, ator, escritor e diretor de teatro brasileiro.
Rogério Forcolen, é um jornalista, apresentador, radialista, repórter e humorista brasileiro.

Rogério Sampaio, é um judoca e campeão olímpico brasileiro.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário