terça-feira, 18 de julho de 2017

Clemence

.

Clemence é um nome feminino usado em inglês e francês, sendo este a forma feminina de Clementius. O nome tem sido usado desde a Idade Média, embora tenha se tornado raro depois do século 17. O Behind The Name diz que o nome significa algo como “misericordioso, gentil”, mas na verdade, é um nome literal, no sentido de quem tem clemência, quem demonstra misericórdia, piedade. Ou seja, significa, simplesmente, “clemente”.

Clemência é um termo usado para descrever a piedade, compaixão ou misericórdia mostrado por uma pessoa à outras que por algum motivo inspirem piedade ou misericórdia. Uma variante em inglês é Clemency.

Outras linguagens: Ina, Klementina, Tina (Croata), Clémence, Clementine (Francês), Clementina, Tina (Italiano), Clementia, Clementina (latim), Klimentina, Tina (Macedônia), Klementyna (Polônia), Clementina (Português), Klementina, Tina (Esloveno), Clementina (espanhol).

A popularidade de Clemence ainda é bem forte na França e na Bélgica. Na França, está no 27º lugar em 2014, e 97º lugar na Bélgica, enquanto nos Estados Unidos, apareceu pela última vez em 1904, na 810ª posição, sendo que antes disso também era usado para homens.

Temos duas personalidades atualmente muito em voga, que são:  a cantora francesa Clémence Saint-Preux, e a atriz francesa Clémence Poésy, atriz francesa conhecida no mundo todo como a interprete de Fleur Delacour no filme Harry Potter e o Cálice de Fogo.

Referências:

Clemence da Hungria (1293 - 1328), rainha da França e Navarra
Clemence Louise Michel (1830 - 1905), escritor e figura proeminente da Comuna de Paris.
Clémence Royer (1830 - 1902), filósofa e cientista;
Clemence Boulouque, romancista francesa;
Clemence Dane (1888 - 1965), romancista e dramaturga inglesa;
Clemence Bringtown, cantora do grupo La Compagnie Créole;




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário