sexta-feira, 28 de julho de 2017

Janarí

.


Segundo a maioria dos sites brasileiros consultados, Janarí é um nome tupi-guarani usado para designar um tipo de árvore da Amazônia. Na maioria dos sites, encontramos como nome feminino, porém, os registros do IBGE apontam para uma maioria de homens chamados Janarí. Assim concluímos que ele pode ser um nome unissex.

A pronúncia desse nome é com acento agudo no último “í”, ou seja, uma oxítona, mas se pensarmos em Janari com a silaba tônica no “na”, é o nome do mês de janeiro em albanês. Não temos como saber se as pessoas chamadas assim no Brasil tem a pronúncia indígena ou a albanesa, por que o IBGE não discrimina acentuação.

Janarí é o nome de 350 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O estado onde ocorre a maior taxa por 100.000 pessoas é o Amapá.  A maioria nasceu nos anos 80. Destes, 304 são homens, e o restante são mulheres.

A grafia Janary tem 117 pessoas, sendo que 103 são homens, mas o maior número de nascimentos foi no Pará, e na década de 50.

Uma referência encontrada é Janary Gentil Nunes (Alenquer, Pará, 1 de junho de 1912 — Rio de Janeiro, 15 de outubro de 1984) foi um militar e político brasileiro, indicado como primeiro governador do Amapá pelo presidente Getulio Vargas.


Janari Jõesaar (nascido em 8 de Dezembro de 1993) é um jogador de basquete profissional da Estônia que joga atualmente para os Tarvas Rakvere da Estônia.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário