sexta-feira, 28 de julho de 2017

Corona

.


Corona é um nome feminino que significa “coroa” em latim. Este foi o nome de uma santa e mártir cristã do século II. É também a tradução para coroa em italiano, literalmente.

Vítor e Corona são dois mártires cristãos. A maior parte das fontes afirma que eles foram mortos na Síria na época do imperador romano Marco Aurélio. Porém, os vários textos hagiográficos discordam sobre o local do martírio, com alguns afirmando que foi em Damasco, enquanto que as fontes coptas afirmam que foi em Antioquia. 

A lenda afirma que Vítor foi um soldado romano de ascendência italiana e que servia na cidade de Damasco, na Síria, na época de Antonino Pio. Ele foi torturado - inclusive tendo os olhos arrancados - por um comandante chamado Sebastião.
Enquanto ele sofria as torturas, a esposa de dezesseis anos de um de seus companheiros chamada "Corona" (também "Stefania" ou "Stephana", uma tradução para o grego do seu nome latino, que significa "coroa") o confortava e encorajava. Por isso, ela foi presa e interrogada. De acordo com a passio de Corona, que é considerada completamente fictícia, ela foi atada à duas palmeiras curvadas e despedaçada quando os troncos foram soltos. Vítor terminou decapitado. Outra versão afirma que Vítor e Corona eram marido e mulher.
Fora da cidade de Feltre, na encosta do Monte Misnea, está a igreja de SS. Vittore e Corona, erguida pelos cruzados de Feltre ao retornarem da Primeira Cruzada. Santa Corona é particularmente venerada na Áustria e na Baviera oriental. Otão III, por volta do ano 1000, trouxe as relíquias de Santa Corona para Aachen.

Corona também é o nome dado à Coroa solar (também chamada de coroa brancacoroa de Fraunhoffer) é o envoltório luminoso do Sol que costumamos ver durante os eclipses solares.

Apesar de dois significados lindos, “coroa” e a associação com a coroa solar, e a denominação da santa, o nome Corona é raríssimo em pessoas.

No Brasil, por incrível que pareça, há 43 pessoas chamadas Corona, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que o destaque está no Rio Grande do Sul, onde nasceram 20 delas.

Referências:

Corona é uma banda italiana de eurodance que encontrou o sucesso em 1993 com o hit mundial "The Rhythm of the Night". 

Corona Extra é a marca de cerveja mais popular do México, fundada em 1925 e foi a segunda cerveja a ser produzida pelo Grupo Modelo.

Corona é uma cidade localizada no estado norte-americano da Califórnia, no Condado de Riverside.

Corona é uma cidade localizada no estado norte-americano de Dacota do Sul, no Condado de Roberts

Corona é uma vila localizada no estado americano de Novo México, no Condado de Lincoln.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário