sábado, 29 de julho de 2017

Anatolia

.


Anatolia é um nome romano antigo, que se caracteriza como a forma feminina de Anatolius, que vem do grego Ανατολιος (anatolios), derivado de ανατολη (anatole) que significa "nascer do sol", ou “erguer do sol” ou por interpretação, o “leste”, popularizado a partir de São Anatolius, um filosofo do século 3, de Alexandria. Este foi o nome de uma santa e mártir italiana do século 3, e embora raramente, esse nome é usado em sua honra.

Por analogia ao significado, é semelhante aos nomes Alba, Aurora, Dawn, Hajna, Aušra, Rossana, Zora e Zaria. O significado “nascer do sol” é realmente muito poético e bonito.

No Brasil, é um nome praticamente desconhecido e muito raro. No Brasil, há 89 pessoas chamadas Anatólia, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O estado de destaque é o Paraná, e dado o baixo número de registros do nome, não há dados sobre a década em que foram registrados.

Anatólia, ou península anatoliana, também conhecida como Ásia Menor, denota geograficamente a protrusão ocidental da Ásia, que compõe a maior parte da Turquia.   A mais antiga referência conhecida a Anatólia – como "Terra do Hitita" – foi encontrada em tabletes cuneiformes da Mesopotâmia a partir do período do Império Acádio (2 350-2 150 a.C.).

Há uma santa chamada assim: Santa Anatolia, Virgem e Mártir, no tempo de Décio, foi condenada à morte na cidade de Thyrum ou Thurium ou Thora. Sobre a identidade do lugar, há muita discussão entre os críticos. Ela estava morando isolada com a irmã quando a perseguição surgiu violentamente, e foi pedida em casamento por um jovem chamado Aurelius.

Que ela realmente se casou duvidam os Bolandistas. Sob o ponto de rendimento devido a solicitações de sua irmã Victoria, ela foi reforçada pela visão de um anjo.  Banida de Thora, ela foi denunciada como cristã. O carrasco Audax trancou-a em um quarto com uma serpente venenosa, mas vendo que nenhum dano foi feito a ela, também professou a fé e morreu como um mártir. Anatólia foi condenada à morte pela espada. Sua festa é mantida no dia 09 de julho.

A Santa Anatolia em questão é pouco venerada no Brasil, mas é uma das poucas referências do nome.

Mesmo na Itália, onde o nome Anatolia é aparentemente mais usado, há apenas cerca de 819 pessoas chamadas assim, segundo o Mapa dei Nome, do site Nomix.it. 

Fonte:

Santa AnatoliaSanctorum.
AnatoliaBehind The Name.
AnatoliaWikipédia





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário