quarta-feira, 12 de julho de 2017

Kristoff

PHOTOS: Flynn, Naveen and Kristoff added to “Real Life” Disney guys collection by Jirka Väätäinen Design | Inside the Magic:
Representação do Kristoff, personagem de Frozen.


Quem poderia não gostar desse nome depois de ter conhecido o nosso amigo que vende gelo no inverno causado pela rainha Elsa? Kristoff foi uma variante de Christoph usada para nomear o personagem Kristoff Bjorgman no filme Frozen.

Christopher origina-se a partir do nome grego Χριστοφορος (Christophoros), que significa "aquele que leva Cristo/ aquele que carrega Cristo", derivado de Χριστος (Christos), combinada com φερω (phero) "a suportar, para realizar". Os primeiros cristãos usaram o nome em sentido metafórico, querendo dizer que levavam Cristo nos seus corações.

Na Idade Média, as interpretações literais da etimologia do nome acabaram levando a lendas sobre um São Cristóvão, que carregou o jovem Jesus através de um rio. Ele chegou a ser considerado como o santo padroeiro dos viajantes.

Outros idiomas: Hristofor, Hristo (búlgaro), Kristofor, Krsto (croata), Krystof (Checo), Kristoffer, Christoffer, Kris (dinamarquês), Christoffel (holandês), Christopher, Chip, Chris, Kit, Kris, Kristopher, Topher ( Inglês), Kristoffer, Risto (finlandês), Christophe (francês), Christoph (alemão), Christoforos (grego), Kristóf (húngaro), Christie, Christy (irlandês), Cristoforo (italiano), Cristóvão (Final grego), Christophorus ( Late Roman), Kristaps (letão), Kristupas (lituano), Hristofor, Hristo, Risto (macedônio), Kristoffer, Christoffer (norueguês), Krzysztof, Krzys, Krzysiek (polonês), Christie, Christy, Kester (escocês), Krištof ( Eslovaca), Krištof (esloveno), Cristóbal (espanhol), Kristoffer, Christoffer (sueco), Christos (Teologia)

A grafia escolhida para o personagem Kristoff, de Frozen, ficou bem semelhante à grafia húngara e também das línguas eslavas (eslovaco, esloveno, checo). Embora não sendo exatamente assim grafado naquele país, Kristoff ficou muito aceitável.  Também não é à toa: A Escandinávia, especificamente a Noruega, serviu de inspiração visual e cultural para Frozen. Já que Elsa e Anna andam inspirando mães e pais na escolha do nome de suas pequenas princesas, por que não Kristoff?

O personagem fictício que aparece no 53° filme de animação dos estúdios Walt Disney Pictures, Frozen. Sua voz original é feita pelo ator Jonathan Groff. Na quarta temporada da série Once Upon a Time, o mundo de Frozen é explorado, e Kristoff é representado pelo ator Scott Michael Foster.

O personagem é cativante. Kristoff é um menino solitário que acaba sendo adotado por uma família de trolls, que são os “especialistas em amor”. Ele vive no alto das montanhas, e sua profissão é “iceman”, ou seja, o vendedor de gelo de Arendelle. Ele prefere uma vida solitária ao lado de sua rena, Sven, mas acaba se envolvendo com a princesa Anna de Arendelle, ajudando-a encontrar Elsa, a rainha. Os dois vivem uma aventura imensa e acabam ficando juntos: uma história muito fofa. Quem tem algum contato ainda que mínimo com crianças, sabe o sucesso que essa animação fez.

Entretanto, Frozen não foi, por assim dizer, “original”. Kristoff Venard é um personagem da Marvel Comics, mais conhecido como Dr. Destino. Kristoff também é usado como sobrenome em vários países, como podemos notar em uma olhadinha na Wikipédia.

Outras referências:

Kristoff St. John, ator Americano;
Kristoff Raczyñski, ator, produtor e novelista mexicano;
Kristoff Deprez, jogador de futebol belga;
Kristoff Krane, artista de Hip Hop alternativo Americano;
Kristoff Wood, jogador de futebol das Bahamas. 






.

Um comentário: