terça-feira, 25 de julho de 2017

Malia




Malia provavelmente é uma forma havaiana de Maria ou então, uma variação de Malie, que significa “calmo” em havaiano. Como uma possível variante de Maria, seu significado é debatido, sendo que o mais aceito é que venha do egípcio MRY, que significa “amado”.
Segundo consta, o alfabeto havaiano não possui a letra “R”, então a probabilidade de Malia não ser um nome havaiano de fato e sim, uma adaptação de Maria usando as letras disponíveis no alfabeto havaiano moderno substituindo a letra R pela letra L.

Acredito que o nome Malia chamou a atenção quando o Barack Obama foi eleito presidente dos Estados Unidos, sendo que esse é o nome de sua filha mais velha, Malia Obama. No Brasil, é um nome bem desconhecido, raro e pouco usual, mas nos Estados Unidos ele tem repercussão: Na lista da Social Security dos Estados Unidos consta 1023 registros de Malia no ano de 2015.

No Brasil, há apenas 211 pessoas com esse nome nos dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), envolvendo um período de pesquisa de mais de 80 anos, sendo que boa parte nasceu nos anos 90. O estado de destaque é o Paraná. A pesquisa vai até o ano de 2010, ano do último censo, por isso não temos dados sobre os anos posteriores, mas a julgar pelo apenas um registro que Malia teve na lista da Arpen/SP de 2015 – que abrange o estado de São Paulo – o número de pessoas chamadas Malia realmente não melhorou.

Talvez seja por que, na língua portuguesa, Malia parece Maria dito errado por uma criança que ainda não pronuncia bem a letra “R”.

Na verdade, Malia entrou no ranking norte-americano no ano de 1980, nas últimas posições. Depois disso, ficou um tempinho fora dele, até o início da década de 90, quando voltou a aparecer e desde então, tem só subido. Ele saiu praticamente da última posição na década de 90 para ocupar o 313º lugar no ano de 2015. Além dos EUA, a França também tem uma boa saída para o nome Malia: no ano de 2014, esteve no 455º lugar entre os nomes femininos preferidos pelos franceses.

Pode ser uma alternativa ao nome Maria, para quem gosta deste mas se incomoda com a sua imensa popularidade. Maria é um nome previsível e típico, especialmente em compostos. Sendo que Malia pode vir a ser uma variação interessante.
Malia é o título de uma música gravada por Sandy & Junior:

Malia
Sandy e Junior
 
Cosa c'era ne'l fior che m'hai dato?
Forse um filtro, um arcano poteri
Nel' toccarlo, il imo core há tremato,
M'há l'olezzo turbato'I pensieri

Nelle vaghe movenze che ci hai,
Un incanto vien forse con te?
Freme l'aria per dove tu vai,
Spunta un fiore ove passa'l tuo piéi

Io non chiedo qual plaga beata
Fino adesso soggiorno ti fu

Non te chiedo se ninfa, se fata
Se una bionda parvenza sei tu!
Ma che c'à ne'l tuo sguardo fatale?
Cosa ci hai ne'l tuo magico dir

Se mi guardi, un ebrezza m'assale
Se mi parli, mi sento morrir!
Se mi guardi, un ebrezza m'assale
Se mi parli, mi sento morrir


"Malia" é a palavra italiana para a maldição de uma bruxa. Ela deriva da palavra latina "malus", que significa "mal", por isso o título da música. Assim, é muito provável que não encontraríamos uma pessoa chamada Malia na Itália, a menos que seus pais a considerassem uma maldição.

Referências:

Malia Hosaka, uma lutadora profissional americana;
Malia Jones, modelo e surfista americana;
Malia Scotch Marmo, roteirista americana;
Malia Metella, nadadora francesa;
Malia Obama, filha do presidente dos EUA, Barack Obama;

Malia (cantor), uma vocalista do Malauí;




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário