quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Elisana

.


Evidentemente, uma junção bem sucedida entre Elisa e Ana, Elisana é um nome pouco comum no Brasil e usado raramente para mulheres.

Quando conheci a primeira Elisana fiz a suposição que as duas avós deveriam se chamar Elisa e Ana, e ao invés de criar um composto – Ana Elisa – para homenageá-las, os pais resolveram criar um nome só – Elisana. Que acabou se alastrando por aí, como nome legitimo.

Sendo uma junção, Elisa já foi trabalhado aqui no blog nesse post. Elisa é uma forma abreviada de Elisabeth. Este por sua vez deriva de Ελισαβετ (Elisabet), a forma grega do significado אֱלִישֶׁבַע ('Divina') do nome hebraico "Meu Deus é um juramento" ou talvez "meu Deus é abundância". A forma hebraica aparece no Antigo Testamento onde Elisheba é a esposa de Arão, enquanto a forma grega aparece no Novo Testamento onde Elizabeth é a mãe de João Batista.

Ana, um nome bem popular em praticamente todos os lugares do mundo, pelo menos no que tange o Ocidente, é bíblico, vem do hebraico Hannah (channah) e significa “graça, favor, cheia de graça”. Foi amplamente difundido pela tradição cristã como sendo o nome da mãe da Virgem Maria, embora não haja relatos bíblicos ou históricos que corroborem isso. 

Como qualquer um pode perceber, juntar “cheia de graça” com “meu Deus é um juramento” resulta numa frase meio sem pé nem cabeça. Quanto à significado, Elisana está bem prejudicado. Mas não podemos negar que a terminação em –ana, a familiaridade com Elisa, torna Elisana um nome muito simpático, daqueles com pouca chance de estranhamentos. Um nome que “já é de casa”.

Segundo os dados do IBGE, na ferramenta Nomes no Brasil, são 2.013 pessoas chamadas Elisana no território brasileiro no período da pesquisa (Censo 2010), a maioria nascidas nos anos 80, sendo que boa parte delas são do Amapá. A grafia Elizana tem 1.944 pessoas, e a maior taxa de frequência permanece no Norte do Brasil, desta vez em Roraima.

Não encontrei referências notáveis do nome, e nas listas recentes da Arpen/SP também não constam registros desse nome, seja em nomes simples ou compostos. Logo, um nome raro e bastante exclusivo para o momento.



.

9 comentários:

  1. Desculpa mas essa sou eu pouco comum no Brasil rsrs elisana🌻♥️🌱🙌🏼🥰🥂🥳

    ResponderExcluir
  2. Eu me chamo Elisana ,nasci em 2007 .
    Tenho muito orgulho de ter esse nome !

    ResponderExcluir
  3. Minha irmã se chama Elissana, com dois 'esses' mesmo.
    Elis+sana mas não foi junção de nomes familiares. Enfim, acho que é mais raro ainda do que 'Elisana'!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Prazer,me chamo Elisana
    Amo meu nome ❤️

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Prazer, me chamo Elizana!
    Adoro o estranhamento que o nome causa!

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é elisana tenho muito orgulho de ter recebido esse nome mais ñ foi junção de familiares foi apropriado 😍

    ResponderExcluir