domingo, 27 de agosto de 2017

Margot




Margot, por vezes aportuguesado como Margô, é um apelido francês para Margaret ou Marguerite. Este por sua vez origina-se do nome latino tardio Margarita, baseado no grego antigo “margarites”, originalmente um empréstimo do sânscrito “manyari”, que significa “pérola”. Mais tarde foi também associado também à flor da “margarida”. Assim, seu significado é análogo ao nome Perla, por exemplo.

Margot é um nome bastante internacional, conhecido em vários países, sem riscos de problemas caso um dia more-se no estrangeiro, e ao mesmo tempo, é um nome bem conhecido no Brasil e nos outros países falantes da língua portuguesa. Nos Estados Unidos, ele esteve no 592º lugar em 2015, e também esteve presente nos rankings mais recentes da Inglaterra, Bélgica e França.

No Brasil, é um nome raro, mas conhecido. Margot é o nome de 697 pessoas segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo mais frequente no Rio Grande do Sul. As Margot’s brasileiras são, em maioria, oriundas da década de 60. A grafia Margoth tem 21 pessoas, e o aportuguesamento “Margô” tem 592 pessoas, também mais frequente entre gaúchos.

Na lista da Arpen/SP de 2015 há apenas 4 registros de Margot.

Dentro do mundo de ficção e animação, Margot é o nome de umas das filhas do Gru, em Meu Malvado Favorito 1 e 2.

Podemos dizer que Margot é um nome de rainha, se considerarmos que Marguerite de Valois, esposa de Henrique IV, rei da França, foi conhecida como Rainha Margot, apelido que seus irmãos lhe deram quando era criança.

Referências:

    Margot Fonteyn, bailarina inglesa;
    Margot Grahame, atriz inglesa;
    Margot Hielscher, cantora, atriz e apresentadora alemã;
    Margot Honecker, politica alemã;
    Margot Käßmann, teóloga luterana alemã;
    Margot Kidder, atriz estadunidense;
    Margot Sikabonyi, atriz italiana;

    Margot Wallström, política sueca; 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário