quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Nomes da Mitologia Grega - Letra I à N

representação de Aquiles

Nos posts anteriores foram expostos os nomes da mitologia grega até a letra H. Agora, estamos exibindo aqui esse grupo temático de nomes, da Letra I até a N. 

Divirtam-se! 


***


Iacchus – nome masculino derivado do Ιακχος (Iakchos), derivado de ιαχω (iacho) que significa "gritar". Este era o nome solene do deus grego Dionísio.

Ianthe – nome feminino que significa “flor violeta”, derivado do grego ιον (íon) "violeta" e ανθος (anthos) "flor". Este era o nome de uma ninfa do oceano na mitologia grega.

Iapetos – nome masculino derivado do grego ιαπτω (iapto) "ferir, perfurar". Na mitologia grega este era o nome de um Titã, o pai de Atlas, Prometeu e Epimeto.

Ícaro – nome masculino derivado do grego Ικαρος (Ikaros), de significado desconhecido. No mito grego Ícaro era o filho de Dédalo, trancado com seu pai dentro do Labirinto por Minos. Eles escaparam do labirinto usando asas criadas a partir de cera, mas Ícaro voou muito perto do sol e a cera acabou derretendo, fazendo-o cair e morrer.

Ilithyia – nome feminino do grego Ειλειθυια (Eileithyia), que foi derivado de ειληλυθυια (eilelythyia) "empacotado". Este era o nome da deusa grega do parto e obstetrícia.

Io -  Significado desconhecido. Na mitologia grega Io era uma princesa amada por Zeus, que a transformou em uma novilha, a fim de escondê-la de Hera. Uma lua de Júpiter ostenta esse nome em sua honra.

Iole - Significa "violeta" em grego. Na mitologia grega, ela era uma mulher amada por Héracles.


Ícaro


Ion -  Do nome da tribo grega os Ionianos, de etimologia desconhecida. Na mitologia grega, ele era filho de Creusa e Apolo.

Ione – nome feminino do grego ιον (íon) que significa "flor violeta". Este era o nome de uma ninfa do mar na mitologia grega.

Ifigênia – forma portuguesa de Iphigenia, que significa “nascida forte”, derivado do grego ιφιος (iphios) "forte" e γενης (genes) "nascido". No mito grego Iphigenia era a filha do rei Agamemnon. Quando seu pai ofendeu Artemis, adivinhou-se que a única maneira de apaziguar a deusa era sacrificar Ifigenia. Assim como Agamenon estava prestes a sacrificar sua filha, ela foi magicamente transportada para a cidade de Taurus.

Irene – nome feminino, a forma portuguesa de Eirene, derivado do grego Ειρηνη (Eirene), derivado de uma palavra que significa "paz". Este era o nome da deusa grega que personificava a paz, uma das Horas.

Iris – nome feminino que significa “arco-íris” em grego. Iris era o nome da deusa grega que personificava o arco-íris.

Ismene – nome feminino derivado possivelmente do grego ισμη (isme) "conhecimento". Este era o nome da filha de Édipo e Jocasta na lenda grega. Em português, usados a variante Ismênia.

Jason – nome masculino derivado do grego Ιασων (Iason), que foi derivado do grego ιασθαι (iasthai), que significa "curar". Na mitologia grega, Jason era o líder dos argonautas.

Jocasta – nome feminino que é a forma latinizada do grego Ιοκαστη (Iokaste), que é de significado desconhecido. Na mitologia grega, ela era a mãe de Édipo. Por causa de uma identidade trágica equivocada, ela casou com seu próprio filho.

Lachesis – nome feminino que significa “distribuidor” em grego. Era uma das três moiras na Mitologia Grega, responsável por decidir quanto tempo cada pessoa tinha para viver.

Laios ou Laius – derivado do grego Λαιος (Laios), que é de significado desconhecido. Este era o nome de um rei de Tebas na mitologia grega, o marido de Jocasta. Devido a uma profecia de que ele seria morto por seu filho, Laius deixou seu filho Édipo para morrer. Porém, o menino sobreviveu, mas era ignorante de seu verdadeiro parentesco. Anos mais tarde ele involuntariamente matou Laius em uma briga na estrada e casou-se com sua própria mãe.

Lamia – nome feminino do grego λαιμος (laimos), que significa "garganta". Na mitologia grega este é o nome de uma rainha da Líbia que era uma amante de Zeus. Hera, sendo ciumento, mata os filhos de Lamia, fazendo-a enlouquecer e se transformar em um monstro que caça os filhos dos outros.

Larissa – nome feminino possivelmente derivado do nome da antiga cidade de Larisa na Tessália, que significava "cidadela". Nas lendas gregas, a ninfa Larisa era uma filha ou mãe de Pelasgus, o antepassado dos míticos Pelasgos.

Leandro ou Leander – formas do nome grego Λεανδρος (Leandros), que significa “homem leão”, derivada de λεων (leon) que significa "leão" e ανηρ (aner) que significa "homem" (genitivo ανδρος, andros). Na lenda grega Leandro era o amante de Hero. Toda noite ele nadava pelo Helesponto para encontrá-la, mas em uma ocasião ele se afogou quando surgiu uma tempestade. Quando Hero viu seu corpo morto, ela se jogou nas águas e pereceu.

Leda – nome feminino que significa “mulher” em grego. No mito grego ela era a mãe de Castor, Pollux, Helen e Clytemnestra pelo deus Zeus, que veio cortejá-la na forma de um cisne.

Leto – nome feminino possivelmente derivado do grego ληθω (letho) que significa "escondido, esquecido". Na mitologia grega era a mãe de Apolo e de Ártemis, filhos de Zeus.

Ligeia – nome feminino derivado do grego λιγυς (ligys) que significa "voz clara, estridente, assobiando". Este foi o nome de uma das sirenes na lenda grega. A forma portuguesa é Lígia.

Linos – nome masculino grego derivado de Λινος (Linos) que significa "linho". Na lenda grega ele era o filho do deus Apolo, que o matou acidentalmente em uma competição.

Licurgo – forma portuguesa de Lycurgus, forma latinizada do grego Λυκουργος (Lykourgos), derivada de λυκος (lykos) "lobo" (genitivo λυκου) e εργον (ergon) "trabalho ". Na lenda grega, esse era o nome de um rei que foi enlouquecido pelos deuses por causa de sua impiedade.

Lycus – nome masculino que é a forma latinizada do nome grego Λυκος (Lykos) que significa "lobo". Este nome foi suportado por vários personagens na mitologia grega, incluindo um lendário governante de Tebas.

Maia – nome feminino de significado desconhecido. Na mitologia grega e romana, era a mais velha das Plêiades, grupo de sete estrelas na constelação de Touro, que eram filhas de Atlas e Pleione.

Medea ou Medeia – nome feminino derivado do grego Μηδεια (Medeia), possivelmente derivado de μηδομαι (medomai) "pensar, planejar". Na mitologia grega, Medéia era uma feiticeira de Colchis (Geórgia moderna) que ajudou Jason a ganhar o Velo de Ouro. Eles estavam casados, mas Jason eventualmente a deixou por outra mulher. Por vingança Medea matou a nova amante de Jason e também matou seus próprios filhos por vingança.


Medusa


Medusa – nome feminino derivado do grego Μεδουσα (Medousa), que foi derivado de μεδω (medo) que significa "proteger, dominar". No mito grego, este era o nome de uma das três Górgonas, mulheres feias que tinham cobras no lugar do cabelo. Qualquer um que olhasse para ela se transformasse em pedra, mas acabou morta por Perseu, que olhou-a pelo reflexo em seu escudo.

Mégara – forma portuguesa de Megaera, que é a forma latinizada do grego Μεγαιρα (Megaira) palavra derivada de μεγαιρω (megairo), que significa "rancor". Este era o nome de uma das Fúrias ou Ερινυες (Erinyes) na mitologia grega. O nome é usado como uma palavra em várias línguas europeias para denotar uma mulher mau humorada (por exemplo, mégère em francês e megera em italiano).

Melaina – nome feminino derivado do grego μελαινα (melaina) que significa "preto, escuro". Este era o nome de uma ninfa na mitologia grega. A forma portuguesa é Melânia.

Melanthios – nome masculino derivado de μελας (melas) "preto, escuro" e ανθος (anthos) "flor". Portanto, significa “flor escura”. No épico de Homero, a "Odisséia", este é o nome de um cabreiro insolente matado por Odisseu.

Melete – nome feminino que significa "prática, exercício" em grego. Na mitologia grega, ela era uma das três musas originais, a musa da meditação.

Melia – nome feminino que significa “árvore de cinza”, ou então, um derivado de μελι (meli) "mel". Este era o nome de uma ninfa no mito grego, a filha do deus grego Oceanos.

Melissa – nome feminino que significa "abelha" em grego. Esse era o nome de uma ninfa que cuidava do jovem Zeus na mitologia grega.

Melpomene – nome feminino derivado do grego μελπω (melpo) que significa "cantar, celebrar com música". Este era o nome de uma das nove Musas na mitologia grega, a musa da tragédia.

Menelau ou Menelaos – nome masculino derivado do grego Μενελαος (Menelaos) que significava "resistir ao povo", derivado de μενω (meno) "durar, resistir" e λαος (laos) "o povo". Na lenda grega ele era um rei de Esparta e o marido de Helena. Quando sua esposa foi levada por Paris, os gregos cercaram a cidade de Tróia em um esforço para recuperá-la.

Mentor – nome masculino que possivelmente está relacionado com o grego μενος (menos) "mente, propósito, força, coragem". Na lenda grega, Mentor era filho de Alquimos. Quando Odisseu saiu para lutar na guerra de Tróia confiou a Mentor os cuidados de seu palácio e a guarda de seu filho Telêmaco. Quando a deusa Athena visitou Telêmaco ela assumiu o disfarce de Mentor.

Midas – nome masculino de significado desconhecido. No mito grego Midas era um rei da Frigia na Ásia Menor. Foi concedido um desejo pelo deus Dionísio - que tudo que ele tocasse se transformasse em ouro.

Minos – nome masculino que deriva possivelmente de uma palavra cretense ou um título que significa “rei”. Este era o nome de um rei de Creta na mitologia grega. Ele era filho de Zeus e Europa. Como Minos se recusara a sacrificar um certo touro a Poseidon, o deus tinha feito com que sua esposa Pasiphaë se acasalasse com um touro, que produziu a criatura de meio touro chamada Minotauro. Minos fez Dédalo construir o Labirinto para abrigar a besta, que acabou sendo morto por Teseu.

Mneme – nome feminino que significa “memória” em grego. Na mitologia grega era uma das três musas originais, a musa da memória.

Mnemosyne - Significa "lembrança" em grego. Na mitologia grega Mnemosyne era uma deusa Titã da memória.

Morfeu ou Morpheus – derivado do grego μορφη (morphe) que significa "forma", referindo-se às formas vistas nos sonhos. Na mitologia grega, Morfeu era o deus dos sonhos.

Narciso ou Narcissus – forma latinizada do grego Ναρκισσος (Narkissos), possivelmente derivada de ναρκη (narke) que significa "sono, dormência". Narciso era um jovem bonito na mitologia grega que olhou fixamente em seu próprio reflexo por tanto tempo que morreu e foi transformado na flor do narciso.

Nausicaa – forma latinizada do grego Ναυσικαα (Nausikaa) que significa "queimador de navios". No épico de Homero, a "Odisséia", este é o nome de uma filha de Alcino que ajuda Odisseu em sua viagem para casa.

Nêmesis – Significa “distribuição do que é devido, raiva justa” em grego. Na mitologia grega, Nêmesis era a personificação da vingança e da justiça.

Neoptolemos – forma latinizada do grego Neoptolemus, do nome grego Νεοπτολεμος (Neoptolemos) que significa "nova guerra", derivado de νεος (neos) "novo" e πολεμος (polemos) "guerra". Na lenda grega, este era o nome do filho de Aquiles, trazido para a Guerra de Tróia porque foi profetizado que os gregos não poderiam ganhar a menos que ele estivesse presente. Após a guerra ele foi morto por Orestes lutando por Hermione.

Nephele – nome feminino do grego νεφος (nephos) que significa "nuvem". Na lenda grega Nephele foi criada a partir de uma nuvem por Zeus, que moldou a nuvem para parecer Hera, a fim de enganar Ixion, um mortal que desejava.

Nereu - Derivado do grego νηρος (neros) que significa "água". No mito grego este era o nome de um deus do mar, o pai das Nereidas.

Nestor – Significa "regressar à casa" em grego. Na "Ilíada" de Homero, esse era o nome do rei de Pilos, famoso por sua grande sabedoria e longevidade, que atuou como conselheiro dos aliados gregos.

Nice - forma de Nike, que significa “vitória” em grego. Nike era a deusa grega da Vitória.

Nicéforo – a forma portuguesa de Nikephoros, que significa “levar a vitória”, do grego νικη (nike) "vitória" e φερω (phero) "carregar, suportar".

Niobe – nome feminino de significado desconhecido. Na mitologia grega, Niobe era a filha de Tântalo, um rei da Ásia Menor. Como ela se vangloriava de ser superior à Leto, os filhos dela, Apolo e Ártemis mataram seus 14 filhos com flechas venenosas. Acabou sendo transformada em pedra por Zeus.


Nyx



Nyx – nome feminino que significa “noite” em grego. Esse era o nome da deusa grega da noite, a filha de Caos e da sua esposa Erebos. 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário