quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Nomes da Mitologia Grega - Letra O à Z


.

Oceano – Forma latinizada de Okeanos. Vem do nome do rio ou corpo de água pensado pelos antigos gregos como cercando a Terra. Na mitologia grega Okeanos foi o Titã que personificou este corpo de água.

Odisseu – forma portuguesa de Odysseus, talvez derivado do grego οδυσσομαι (odyssomai) "ódio". Na lenda grega Odisseu foi um dos heróis gregos que lutaram na Guerra de Tróia. Na "Odisséia", Homer relata as desventuras de Odisseu em seu caminho de volta ao seu reino e sua esposa Penélope.

Édipo – forma portuguesa do grego Οιδιπους (Oidipous), que significa "pé inchado" de οιδεω (oideo) "para inchar" e πους (pous) "pé". Na mitologia grega Édipo era filho do rei tebano Laius e sua esposa Jocasta. Havia uma profecia que dizia que Laius seria morto por seu próprio filho, e assim Édipo foi abandonado para morrer, e acabou sendo resgatado e criado por Políbio. Sabendo dessa mesma profecia, ele sai de casa para evitar a morte daquele que acreditava ser seu pai, mas na estrada acaba encontrando Laius e o matando. Por uma sucessão trágica de acontecimentos, acaba casando-se com sua própria mãe.

Oenone – forma latinizada do nome feminino Οινωνε (Oinone), derivado do οινος (oinos) que significa o "vinho". Oenone era o nome de uma ninfa da montanha, casada com Páris antes dele apaixonar-se por Helena.

Orestes - Derivado do grego ορεστιας (orestias) que significa "das montanhas". No mito grego ele era o filho de Agamemnon e Clytemnestra. Ele matou sua mãe e seu amante Aegisthus depois que eles mataram seu pai.

Orion -  Significado desconhecido, mas possivelmente relacionado com grego 'οριον (horion) "limite ". Alternativamente, pode ser derivado do acadiano Uru-anna que significa "luz dos céus". Este é o nome de uma constelação, que recebe o seu nome de um lendário caçador grego morto por um escorpião enviado por Gaia.

Orfeu - Talvez relacionado com grego ορφνη (orphne) que significa "a escuridão da noite". Na mitologia grega Orfeu foi um poeta e músico que foi para o submundo para recuperar sua esposa morta Eurídice.

Ourania - Derivado do grego ουρανιος (ouranios) que significa "celestial". Na mitologia grega ela era a deusa da astronomia e da astrologia, uma das nove Musas.

Pan – nome masculino derivado de uma palavra grega que significa “pastor”, sendo que na mitologia grega Pan era um deus meio-cabra, associado com pastores, rebanhos e pastagens. Alternativamente, pode se referir ao termo grego παν (pan) que significa "tudo".

Pandora


Pandora – nome feminino que significa “todos os presentes”, derivado da combinação dos termos gregos παν (pan) "tudo" e δωρον (doron) "presente". Na mitologia grega Pandora foi a primeira mulher mortal. Zeus deu-lhe uma caixa contendo todos os problemas e males que a humanidade agora conhece, e disse-lhe para não abri-la. Infelizmente, sua curiosidade acabou vencendo e Pandora abriu a caixa, desencadeando os espíritos malignos para o mundo.

Paris – nome masculino grego de significado desconhecido. Na mitologia grega, ele era o príncipe de Tróia que sequestrou Helena e começou a Guerra de Tróia.


Parthenia – nome feminino derivado do grego παρθενος (parthenos) que significa "donzela, virgem". Este foi um epíteto da deusa grega Athena.

Partenópio – nome feminino que significa “Voz da Donzela”, derivado do grego παρθενος (parthenos) "virgem" e οψ (ops) "voz". Na lenda grega, este é o nome de uma das Sirenes que atraiu Odisseu.

Patroclus – nome masculino que é a forma latinizada do grego Πατροκλος (Patroklos) que significa "glória do pai", derivado de πατηρ (pater) "pai" (genitivo πατρος) e κλεος (kleos) "glória". Na lenda grega, ele era um dos heróis que lutaram contra os troianos. Sua morte nas mãos de Hector atraiu seu amigo Aquiles de volta à guerra.

Pégaso – nome masculino derivado do grego Πηγασος (Pegasos), possivelmente de πηγος (pegos) "forte" ou πηγαιος (pegaios) "de uma fonte d'água". Na mitologia grega, Pegasus era o cavalo alado que brotou do sangue de Medusa depois que ela foi morta por Perseu.

Penélope – nome feminino derivado do grego πηνελοψ (penelops), um tipo de pato. Alternativamente poderia ser de πηνη (pene) "fios, trama" e ωψ (ops) "face, olho". Muitos sites apontam como significando “a tecelã”. No épico de Homero, a "Odisséia", este é o nome da esposa de Odisseu, forçada a se defender de pretendentes enquanto seu marido está longe lutando em Tróia.

Perséfone – nome feminino de significado desconhecido, provavelmente de origem pré-grega, mas talvez relacionado com grego περθω (pertho) "destruir" e φονη (telefone) "assassinato". No mito grego ela era filha de Deméter e Zeus. Ela foi sequestrada para o submundo por Hades, mas acabou por ser autorizada a voltar à superfície por parte do ano. O resultado de suas idas e vindas é a mudança das estações.

Perseu – nome masculino derivado do grego περθω (pertho) que significa "destruir". Na mitologia grega, Perseu era um herói que se diz ter fundado a antiga cidade de Micenas. Ele era o filho de Zeus e Danaë. Mãe e filho foram exilados pelo pai de Danaë, Acrisius, e Perseu foi criado na ilha de Seriphos. O rei da ilha obrigou Perseu a matar a Medusa, que transformava em pedra qualquer um que a olhasse nos olhos. Depois de obter sandálias aladas e outras ferramentas dos deuses, ele completou sua tarefa, olhando para Medusa no reflexo de seu escudo e matando-a em seu sono. Em seu retorno, ele derrotou um monstro marinho, a fim de salvar Andrômeda, que se tornou sua esposa.

Phaedra – nome feminino provavelmente derivado do grego Φαιδρα (Phaidra), derivado de φαιδρος (phaidros) que significa "brilhante". Phaedra era a filha de Minos e a esposa de Teseu na mitologia grega. Afrodite fez com que ela se apaixonasse por seu enteado Hipólito, e depois que ela foi rejeitada por ele, se suicidou.

Phaenna – nome feminino derivado do grego φαεινος (phaeinos), que significa "brilhando". De acordo com alguns mitos gregos, este era o nome de uma das três Graças.

Philander – nome masculino derivado do nome grego Φιλανδρος (Philandros) que significa "amigo do homem" da combinação dos termos gregos φιλος (philos) "amigo" e ανηρ (aner) "homem" (genitive ανδρος). Era o nome de um filho de Apolo com a ninfa Acalle.

Philomela – nome feminino derivado do grego φιλος (philos) "amante, amigo" e μηλον (melão) "fruta". O segundo elemento também foi interpretado como grego μελος (melos) "canção". Então pode significar “amiga das frutas” como “amiga das canções”. No mito grego, Philomela era a cunhada de Tereus, que a estuprou e cortou sua língua. No entanto, os deuses intervieram e transformaram-na em um rouxinol.

Phobos – nome masculino que significa “medo, pânico”, em português, Fobos. É a origem da palavra fobia. Este era o nome de um dos filhos de Ares na mitologia grega. Além disso, uma das lutas de Marte tem esse nome.

Phoebe – nome feminino que é a forma latinizada do nome grego Φοιβη (Phoibe), que significou "brilhante, puro" do grego φοιβος (phoibos). Na mitologia grega Phoibe era uma Titã associado com a lua. Este foi também um epíteto de sua neta, a deusa da lua Ártemis.

Phoebus – forma latinizada do nome grego Φοιβος (Phoibos), que significa "brilhante, puro". Este foi um epíteto do deus grego Apolo.

Phrixus – nome masculino derivado do grego Φριξος (Phrixos), que significava "emocionante, causando arrepios", derivado de φριξ (phrix) "ondulação, arrepio". No mito grego Phrixus era o filho de Athamus e de Nephele. Ele deveria ser sacrificado a Zeus, mas escapou com sua irmã Helle na parte de trás do carneiro com o Velo de Ouro.

Phyllis – nome feminino que significa “folhagem” em grego. Na mitologia grega este era o nome de uma mulher que se matou por amor e foi posteriormente transformada em uma amendoeira.

Pistis – nome feminino que significa "confiança, fé" em grego. Na mitologia grega Pistis era a personificação da confiança.

Pluto ou Plutão – forma latinizada do grego Πλουτων (Plouton), derivado do πλουτος (ploutos) que significa a "riqueza". Este era um nome alternativo de Hades, o deus do submundo, e também o modo como os romanos o chamaram.

Polímica – nome feminino que significa "abundante na canção", derivado do grego πολυς (polys) "muito" e "υμνος (hymnos)" canção, hino ". Na mitologia grega, ela era a deusa da dança e canções sagradas, uma das nove Musas.

Polyxena – forma latinizada do grego Πολυξενη (Polyxene), derivado da combinação das palavras πολυξενος (polyxenos) que significa "entreter muitos convidados, muito hospitaleiro", derivado de πολυς (polys) "muitos" e ξενος (xenos) "estrangeiro, convidado". Na lenda grega ela era uma filha de Príamo e Hécuba, amada por Aquiles. Após a Guerra de Tróia, o filho de Aquiles, Neoptolemus, a sacrificou.

Poseidon – nome masculino derivado do grego ποσις (posis) "marido, senhor" e δα (da) "terra". Na mitologia grega Poseidon era o deus indisciplinado do mar e terremotos, o irmão de Zeus. Na maioria das vezes é retratado carregando um tridente e andando em uma carruagem puxada por cavalos brancos.

Práxis – nome feminino que significa “prática” em grego. Este era outro nome para a deusa grega Afrodite.

Príamo – nome masculino derivado do grego Πριαμος (Priamos), possivelmente significando "resgatado". Na lenda grega Príamo foi o rei de Tróia durante a Guerra de Tróia e o pai de muitas crianças, incluindo Hector e Paris.

Prometeu – nome masculino derivado do grego προμηθεια (prometheia) que significa "previsão, premeditação". No mito grego, ele era o Titã que deu o conhecimento do fogo à humanidade. Por isso foi castigado por Zeus, que o acorrentou a uma rocha, e mandava uma ave devorar seu fígado todos os dias, órgão esse que se regenerava durante a noite, causando um tormento eterno até que Hércules finalmente o libertou.

Proteu – nome masculino derivado do grego πρωτος (protos) que significa "primeiro". Na mitologia grega este era o nome de um deus profético do mar.

Psique ou Psyche – nome feminino que significa “a alma”, derivado do grego ψυχω (psico) "respirar". Os gregos pensavam que a respiração era a alma. Na mitologia grega Psique era uma bela donzela que era amada por Eros (ou Cupido na mitologia romana).

Pythios – nome masculino derivado de um nome geográfico grego, Πυθω (Pytho), um nome mais antigo da cidade de Delphi, que foi derivado provavelmente do grego πυθω (pytho) que significa "apodrecer". Este era um epíteto de Apolo.

Rhea – nome feminino derivado de 'Ρεια (Rheia), de significando desconhecido, talvez relacionado com' ρεω (rheo) "fluir" ou ερα (era) "terra". Na mitologia grega Rhea era um Titã, a esposa de Cronos, e a mãe de Zeus, Poseidon, Hades, Hera, Demeter e Hestia. Além disso, na mitologia romana uma mulher chamada Rhea Silvia foi a mãe de Rômulo e Remo, os lendários fundadores de Roma.

Sarpedon – nome masculino de significado desconhecido. Na mitologia grega, Sarpedon era um filho de Zeus com Laodamia, e um dos principais guerreiros que lutaram em defesa de Tróia. Acabou sendo morto por Patroclus. Outro Sarpedon era filho de Zeus e Europa.

Selena


Selena – nome feminino que é a forma latinizada de Selene, e que significa “lua” em grego. Este era o nome da deusa que personificava à lua, identificada as vezes com Ártemis.

Semele – nome feminino de significado desconhecido, possivelmente de origem frígia. Na mitologia grega, foi uma das muitas amantes de Zeus. Hera, com ciúmes, enganou Semele para que Zeus exibisse todo o seu esplendor como deus do trovão, e quando o fez, ela foi atingida por relâmpagos e morreu, não antes de dar à luz à Dionísio, o deus do vinho.

Terpsichore – nome feminino significa "desfrutando da dança", com a combinação do grego τερψις (terpsis) "deleite" com χορος (choros) "dança". Na mitologia grega, ela era a deusa da dança e do coro dramático, uma das nove Musas.

Tethys – nome feminino derivado do grego τηθη (tethe) que significa "avó". Na mitologia grega este era o nome de uma Titã associado com o mar. Ela era a esposa de Oceanus.

Thaleia – forma grega de Thalia, derivado do grego Θαλεια (Thaleia), este vindo de θαλλω (thallo) que significa "florescer". Na mitologia grega era uma das nove Musas, a musa da comédia e da poesia pastoral. Este era também o nome de uma das três Graças ou Χαριτες (Charites).

Thanatos - Significa "morte" em grego. Este era o nome do deus grego da morte que residia com Hades no submundo.
Teia – nome feminino derivado do grego θεα (thea) que significa "deusa". No mito grego, este era o nome de uma deusa Titã da visão, brilho e glória. Ela era a esposa de Hyperion e a mãe do deus do sol Helios, da deusa da lua Selene e a deusa do amanhecer Eos.

Themis – nome feminino que significa "lei da natureza, lei divina, aquilo que é estabelecido" em grego. Na mitologia grega, este era o nome de um Titã que presidia a lei costumeira e natural. Ela era muitas vezes retratada com os olhos vendados e segurando um par de escamas. Por Zeus ela era a mãe de muitas divindades, incluindo as três moiras e as três horas.

Teseu – nome masculino derivado de τιθημι (tithemi) que significa "definir, colocar". Teseu era um rei heroico de Atenas na mitologia grega.

Tisífone ou Tisiphone – nome feminino que significa "vingança, assassinato" em grego, derivado de τισις (tisis) "vingança" e φονη (phone) "assassinato". Este era o nome de uma das Fúrias ou Ερινυες (Erinyes) na mitologia grega.

Urania – nome feminino derivado do grego Ουρανος (Ouranos), o nome do marido de Gaia e o pai dos Titãs na mitologia grega. Seu nome é derivado de ουρανος (ouranos) que significa "os céus".

Xanthe – nome feminino derivado do grego ξανθος (xanthos) que significa "amarelo" ou "cabelo justo". Este era o nome de algumas figuras menores na mitologia grega.

Xanthos – nome masculino derivado de ξανθος (xanthos) que significa "amarelo". Este é o nome de várias figuras, na maior parte menor, na mitologia grega.

Zephyr – nome masculino derivado do grego Ζεφυρος (Zephyros) que significa "o vento oeste". Zephyros era o deus grego do vento ocidental.

Zeus – nome do principal deus grego, relacionado com o termo indo-europeu Dyeus, cujo nome provavelmente significava “brilho” ou “céu”. Na mitologia grega, ele era o mais alto dos deuses. 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário