quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Nomes inspirados nos Epítetos de Nossa Senhora

.



Esse é um tema que causa controvérsia e confusão com a cabecinha de alguns fiéis e outros nem tanto: Todas as “Nossa Senhora” que você já ouviu falar se tratam da mesma santa: Maria, mãe de Jesus. Esses são títulos de Maria, ou seja, designações honoríficas dadas à Virgem Maria, que tem uma série deles, títulos, epítetos, invocações e outros nomes poéticos.

Não bastasse, títulos diferentes são usados pelas Igrejas Católica Apostólica Romana, Ortodoxa, Copta, Anglicana, etc. Esses títulos derivam de práticas de adoração, veneração ou então de supostas aparições da Virgem Maria em determinados locais ou de milagres supostamente realizados. Esses títulos e epítetos variam muito conforme os locais, a cultura e a fé professada nos diferentes locais do mundo.

É de conhecimento geral que Maria é um dos nomes mais usados no mundo todo, em suas inúmeras variações conforme as diferentes línguas, mas a influência da mãe de Jesus em termos de onomástica não estanca por aí. Os inúmeros epítetos de Nossa Senhora também são usados como nome próprio, sendo alguns mais conhecidos e famosos, outros menos.

Seria extremamente difícil listar todos os nomes que são usados para definir Nossa Senhora, já que ela possui mais de 1100 nomes conhecidos. Assim, realizamos uma busca por todos os sites católicos e não católicos que dispunham de listas e compomos uma mais ou menos completa em termos de nomes que podem ser usados em honra de Nossa Senhora.


Os mais antigos são:

·         Cheia de Graça (Gratia Plena), que dá origem ao nome Graça e suas inúmeras derivações, como Graciana, Graciella, etc.,
·         Virgem (Virgo), que é usado em nomes como Virgilina (é horrível, eu sei), e talvez, embora tenha outras ligações, Virgínia.
·         Mãe de Deus (Mater Dei),
·         Estrela do Mar (Stella Maris), e tanto Stella Maris como Maristela são usados como nome feminino,
·         Senhora (Domina), aí temos os nomes Madonna e Donna, pouco conhecidos em português,
·         Santa Maria (Sancta Maria), uma vez que Maria é o nome mais usado em todo o mundo dispensa comentários, mas na língua portuguesa temos também o uso bem disseminado do nome Santa.
·         Rainha do Céu (Regina Coeli ou Caeli), de modo que o nome Regina também tem lá a sua ligação religiosa.


Os títulos devocionais são aqueles ligados as diversas formas de veneração mariana, que podem ser dividas em: doutrinas, aparições, Vida de Maria, Sacramental e Ícones Milagrosos.


Imagem da novela Velho Chico. 


As doutrinas:

Apenas quatro doutrinas são reconhecidas pela Igreja (Dogmas) e as demais outras não o são. Os quatro dogmas declarados pela Igreja, que são: Mãe de Deus, Virgindade Perpétua, Imaculada Conceição, Assunção. Dessas quatro doutrinas, Perpétua, Conceição e Assunção são nomes próprios femininos e os dois últimos derivam em nomes compostos como Maria da Conceição e Maria da Assunção. Outros menos interpretativos, como Virgilina, também são usados embora com menor frequência.


As aparições:

O local onde a Virgem Maria apareceu, onde o nome do local segue logo após o título, como por exemplo, um dos mais conhecidos, Nossa Senhora de Fátima.


Devoções

Esses são títulos ou epítetos baseados na Vida da Virgem Maria, como: Mãe Dolorosa, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora das Lágrimas. Desses três, podemos citar Maria das Dores, que é um nome feminino bastante comum em mulheres de meia idade, especialmente em países de forte culto católico.

Sacramentais

Esses são relacionados à consagração de Maria como Escapulário, Medalha e Rosário. Daí deriva: Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Nesse caso, Maria do Rosário, Rosário e Rosarinho (esse em Portugal), são nomes femininos atribuídos.



Maria Tereza (Isabella Aguiar) em dia
de procissão (Foto: Globo/Caiuá Franco)


Títulos de Maria mais populares e os nomes derivados


Nossa Senhora Aparecida – Muito popular no Brasil, Nossa Senhora de Aparecida é um epíteto de Maria relacionado à aparição de uma imagem de uma santa negra em um rio no Brasil. Ela é a padroeira do país, portanto, Aparecida e Maria Aparecida são nomes bastante usados em termos gerais.

Nossa Senhora do Portão da Aurora (Lituânia) – Aurora é um nome que inclusive está subindo muito na preferência dos brasileiros, tendo entrado recentemente no ranking de 100 nomes femininos mais usados organizados pelo BabyCenter. Quem diria que também pode ser considerado um epíteto de Nossa Senhora? Para quem gosta dessas composições com Maria, uma sugestão é Maria da Aurora.

Nossa Senhora de Guadalupe – Sendo padroeira da América do Sul, Nossa Senhora de Guadalupe também é bastante popular entre latinos, embora o uso do nome Guadalupe esteja mais inclinado aos países sul-americanos de língua espanhola do que precisamente o Brasil. Entretanto, Guadalupe é um dos melhores epítetos de Nossa Senhora: longo, forte e com presença.

Nossa Senhora da Abadia: Esse epíteto se deve à uma imagem de Maria encontrada perto da Abadia do Bouro, em Braga, Portugal. Em Portugal, há o nome de mulher “Maria da Abadia”. Essa é a padroeira da cidade de Uberaba.

Nossa Senhora Achiropita: Uma imagem que não foi pintada por mão humana, segundo fieis, de devoção em Rossano, na Calábria. Achiropita é um nome comum de mulher entre italianos e seus descendentes. Há uma paróquia dedicada à santa no bairro da Bela Vista, em São Paulo.

Nossa Senhora d’Aires: É um título de devoção no lugar de Aires, freguesia de Viana do Alentejo, onde se ergue um santuário do mesmo nome. Em Portugal, usa-se o nome de mulher Maria d’Aires.

Nossa Senhora da Ajuda: Esse é um título relacionado às experiências de vida de Maria, e relembra Maria junto à cruz, também implorando à Deus pelo gênero humano. Em Portugal, usa-se o nome feminino Maria da Ajuda.

Nossa Senhora do Alívio: Relembra o pedido dos fiéis à Maria para aliviar as suas dores.

Nossa Senhora do Amparo: Relembra Jesus crucificado, entregando Maria como Mãe de todos os homens. O nome feminino nesse caso é Maria do Amparo.

Nossa Senhora dos Anjos: Relembra Maria, como rainha das cortes celestes e também faz alusão à cidade de Assis, na Itália, local para onde havia sido levado um pedaço do tumulo da Virgem e se ouvia sempre o canto dos anjos. A cidade de Los Angeles, nos EUA, foi batizada com seu nome, Nuestra Señora la Reina de Los Ángeles de Porciúncula. O nome de mulher usado é Maria dos Anjos, mas Ângela e Angelina não deixam de ter uma certa semelhança, embora com origens e ligações diferentes.

Nossa Senhora da Anunciação: remete à visita do Arcanjo Gabriel à Maria. O nome de mulher usado nesse caso é Maria da Anunciação.

Observação: Eu desaconselho fortemente o uso de qualquer um desses nomes para uma menina hoje em dia. Ninguém merece ser chamada Maria da Ajuda ou Maria do Alívio, que a própria Nossa Senhora livre uma pobre criança desse fardo.

Nossa Senhora Aparecida ou da Conceição Aparecida: refere-se à uma imagem encontrada no Vale do Paraíba (São Paulo) que alega-se possuir poderes milagrosos e também foi escolhida como Padroeira do Brasil. O nome de mulher é Maria Aparecida ou somente Aparecida.

.


Nossa Senhora Auxiliadora - Relembra o auxílio de Maria ao Papa Pio VII, durante o domínio napoleônico; Desse epíteto deriva do nome feminino Maria Auxiliadora;

Nossa Senhora de Banneux – teria aparecido para uma criança na década de 30 na Bélgica, e deu origem ao nome feminino Banneaux, de uso em território belga e pouco difundido no resto do mundo.

Nossa Senhora do Belém – esse título relembra a maternidade de Maria, na cidade de Belém, e de origem ao nome feminino Maria de Belém, ou modernamente, somente Belém.

Nossa Senhora da Candelária – relembra a purificação da virgem no tempo, comemorada com uma procissão luminosa. Deu origem aos nomes de mulher Candelária e Maria da Candelária.

Nossa Senhora do Carmo – relembra um convento construído em honra à Maria nos primeiros séculos do cristianismo, no Monte Karmel (Carmelo), na Samaria. Desse título derivam Maria do Carmo, Carminho e outros nomes menos ligados como Carmela.

Nossa Senhora do Divino Amor – relembra o momento de Pentecostes em que Maria recebe o Espírito Santo prometido por Jesus. O nome feminino derivado é Maria do Divino Amor.

Nossa Senhora da Encarnação – este título transmite a encarnação do verbo no seio da puríssima virgem. Maria da Encarnação é o nome usado em honra. Em espanhol, usa-se Encarnación.

Nossa Senhora de Fátima – teria aparecido para três crianças em Fátima, Portugal. Fátima e Maria de Fátima são os prenomes femininos derivados desse evento.

Nossa Senhora da Glória – relembra a coroação da Virgem como rainha e também a aparição da Virgem no local da Glória do Ribatejo. Para este título são usados nomes como Maria da Glória ou somente Glória.

Nossa Senhora da Graça – esse título refere-se à imagem da Virgem Maria encontrada por pescadores na Praia de Cascais – Portugal, em 1362, do qual derivam os nomes Graça e Maria da Graça, sendo esse, inclusive, o nome da apresentadora Xuxa. Maria das Graças já se refere à Nossa Senhora das Graças (ou da Medalha Milagrosa) que relembra uma aparição feita à Catarina Labouré, em Paris.

Nossa Senhora do Loreto – refere-se à Casa de Nazaré, onde viveu à Virgem Maria, transladada para um bosque de loureiros, próximo a Recanati, na Itália. Apesar de não ter um nome específico que derive, Loretta é uma boa inspiração.

Nossa Senhora de Lourdes – muito popular no Brasil, esse epiteto se refere à aparição de Maria no século XIX, na Gruta de Massabielle, em Lourdes, na França. Maria de Lourdes e somente Lourdes são nomes femininos derivados da fé nesse evento.

Nossa Senhora da Luz – refere-se à uma imagem encontrada por Pedro Martins, entre uma luz estranha, que lhe apareceu em Carnide, Portugal; Normalmente, não deriva um nome em especifico, porém, o nome Luz tem sido usado com moderação nos dias modernos.

Nossa Senhora do Montserrat - esse título relembra a imagem de Maria levada a Barcelona, na Espanha, nos primeiros séculos do Cristianismo, sendo que durante a invasão árabe, os cristãos esconderam a imagem na escarpada da montanha de Montserrat. Desde então, Montserrat é usado com relativa frequência como nome feminino em países de língua espanhola.

Nossa Senhora de Nazaré – obviamente, relembra a vida de Maria em Nazaré, junto à sua família, e deu origem à nomes femininos como Maria de Nazaré ou simplesmente Nazaré.     
Nossa Senhora da Penha – este título recorda o milagre realizado, segundo consta, no século XVII, por intercessão de Maria, invocado por Baltazar de Abreu Castro, fazendeiro brasileiro, que encontrou uma serpente ao subir um penhasco (chamado de penha), que levava à sua fazenda no Rio de Janeiro. Maria da Penha e Penha são nomes femininos usados. Também se relaciona à Nossa Senhora da Penha de França.


.


Nossa Senhora da Purificação – relembra a purificação da Virgem Maria no templo de Jerusalém, comemorada com uma procissão luminosa, cognato de Nossa Senhora da Candelária. O nome nesse caso é Maria da Purificação.

Nossa Senhora Peregrina – alusão à imagem de Nossa Senhora de Fátima, em tradição católica de peregrinar pelos lares de vários católicos. Peregrina é um nome feminino possível.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – relembra Maria como socorro dos cristãos em suas horas de necessidade, e ainda, alude também à um quadro milagroso da ilha de Creta, que após ser roubado, foi recuperado em Roma e posto sobre a guarda de padres redentoritas. Maria do Socorro ou simplesmente Socorro são nomes femininos alusivos à esse título.
               
Nossa Senhora da Piedade - Relembra que Jesus, após o descimento da Cruz, foi entregue aos braços de sua Mãe Santíssima;         O prenome feminino nesse caso é Maria da Piedade, Maria Pia ou até mesmo Pia.

Nossa Senhora do Pilar – refere-se à uma aparição da Virgem Maria a São Tiago, que estava evangelizando em Zaragoza. A virgem lhe apareceu sentada num pilar, assim surgiu o epíteto. Maria do Pilar, Maria Pilar ou simplesmente Pilar são nomes em uso até os dias de hoje. Pilar, inclusive, é um nome que tem se tornado visível e agradável para pais e mães brasileiros, incluindo entre eles o ator Tiago Lacerda e sua esposa.

Nossa Senhora dos Prazeres – esse título relembra os sete principais prazeres da vida de Maria, segundo a Igreja, a Anunciação, a saudação de Santa Isabel, o nascimento de seu filho Jesus, a visita dos Reis Magos, o encontro de Jesus no templo, a primeira aparição de Jesus ressuscitado e a sua coração no céu. Embora fortemente desaconselhável, um nome feminino derivado é Maria dos Prazeres.

Nossa Senhora Rainha - Nossa Senhora sempre foi reconhecida pela Igreja Católica como Rainha. É proclamada, pela Igreja, Rainha por doze vezes: Rainha dos anjos, dos patriarcas, dos profetas, dos apóstolos, dos confessores, das virgens, dos mártires, de todos os Santos, do Santíssimo Rosário, da paz, concebida sem pecado original e levada aos céus. Embora não haja um nome feminino específico, Maria Regina ou simplesmente Regina fazem muito bem as vezes de nomes femininos relacionados à esse epíteto. O título Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos deu origem à famosa antífona “Regina Cæl”, de modo que o composto “Regina Cael” pode ser usado em sua referência.

Nossa Senhora dos Remédios - Relembra a Virgem Maria como único remédio para todos os nossos trabalhos, angústias, necessidades e doenças. O nome feminino nesse caso é Maria dos Remédios.

Nossa Senhora do Rocio – refere-se à uma imagem encontrada no mar, no final do século XVII, por um pescador que vivia em Rocio, próximo a Paranaguá; esse título vem a referir-se à Padroeira do Paraná e da cidade de São Manoel do Paraná. Rocío é um nome feminino usado em espanhol, e significa “orvalho”.

Nossa Senhora da Salete – chamada em francês de La Salette, relembra a aparição de Maria a dois pastorzinhos na montanha de Salete, em Isère, nos Alpes franceses. A partir de então, Maria Salete e Salete tem sido usados como nomes femininos em honra à ela.

Nossa Senhora da Soledade – esse título refere-se à solidão, a tristeza e saudade da Virgem Maria, por ocasião da paixão de seu Filho; Soledade é um nome feminino usado em espanhol.

Nossa Senhora da Vitória - Relembra que a Virgem Maria, vitoriosa, pode levar os cristãos à vitória em suas vidas. Em Portugal, foi introduzida a devoção por Dom João I, para comemorar a vitória na Batalha de Aljubarrota; Obviamente, podem ser usados Maria Vitória e Vitória em alusão à esse título.

Nossa Senhora do Amparo – outro título de Maria que também confere os nomes femininos Maria do Amparo e Amparo.

Nossa Senhora Rosa Mística – é um título da Virgem Maria. Trata-se de uma revelação que a própria Virgem Santa fez a uma enfermeira italiana no ano de 1947. Pierina Gilli, a enfermeira, trabalhava no Hospital de Montechiare e estava rezando na Capela quando viu Nossa Senhora. Posteriormente, ela descreveu sua visão e o mundo tomou conhecimento desse novo título de Maria como Nossa Senhora Rosa Mística. Trata-se de uma imagem rica em sua mensagem e simbolismos, expressos através das rosas, das vestes e das cores. Assim Rosa ou Maria Rosa também podem ser usados em honra à Nossa Senhora.

Araceli - Significa "altar do céu" do latim "ara" que significa "altar" combinado com "coeli", que significa "céu". Este é um epíteto da Virgem Maria em seu papel como o santa padroeira de Lucena, Espanha.

Nossa Senhora de Núria - se refere à um Santuário e uma imagem dedicada à Nossa Senhora no vale de Núria, nos Pirineus Ocidentais da Espanha. Núria é um bom nome para ser usado, e parece ser um dos melhores nomes inspirados nos títulos da Virgem. 



Fernanda Montenegro interpretou a
Nossa Senhora em "O auto da compadecida".





.

Um comentário:

  1. Virgilina é horrível eu sei...mas que comentário ofensivo...minha esposa e Fernanda Virgilina e uma honra tá...herege

    ResponderExcluir