quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Iolanda

.

Iolanda é a variante italiana, portuguesa e romena de Yolanda, que deriva do grego “violante”, que por sua vez deriva do latim “viola”, ou seja “violeta”. É um significado muito fofo e maravilhoso. Amo a cor, amo a flor, e amo o nome!

Um caso especial é a forma húngara Jolánka, criada pelo escritor András Dugonics, para a protagonista de seu romance de 1804, que além de ser baseado no nome Yolanda/Iolanda também pode ter vindo da palavra Jolean, que significa “boa menina”.

Iolanda foi um nome amplamente conhecido e utilizado como nome tradicional na Casa de Savóia. Uma outra forma do nome, Iolanthe, provavelmente influenciado pelas palavras gregas “ion” (roxo) e “anthos” (flor), foi usado por W.S. Gilbert e Arthur Sullivan para uma personagem de sua obra homônima.

Embora prefira a grafia Yolanda, por causa de uma implicância pessoal com o “I” seguido de vogal se parecer com “L” minúsculo, Iolanda é um nome bonito, charmoso, elegante, exclusivo, original e ao mesmo tempo, que todo mundo conhece e não é motivo nenhum para estranhamento.

Temos as variantes Jolanda (croata), Jolana (checo), Yolonda (inglês), Yolande (francês), Jolanta (lituano), Jola (polonês), Jolante, Jolanthe, Jolande (alemão), Jolánka (húngaro). Nenhuma delas é mais bonita e mais suave do que Yolanda ou Iolanda, na minha opinião, ou o próprio literal na nossa língua, Violeta. Também são correlatos em termos de significado (a cor violeta) os nomes Ione e Iole.

No Brasil, segundo dados do IBGE, são 54.261 pessoas chamadas Iolanda, sendo que isso faz do nome o 278º mais usado em termos de lista feminina no Brasil, ao longo do período da pesquisa (Nomes no Brasil, Censo 2010). Segundo a ferramenta, a maior taxa de frequência é no Rio Grande do Sul, e o pico de nascimentos foi nos anos 50. A variante Yolanda é mais rara: 11.561 pessoas.

No entanto, o uso de Iolanda ou Yolanda depois dos anos 60 é bem rarefeito, e hoje em dia ele é considerado um nome muito infrequente e pouquíssimo popular. Na lista da Arpen/SP de 2015, por exemplo, Iolanda tem apenas 1 registro, ao lado de mais um de Yolanda, somando apenas duas em todo o estado de São Paulo. Não é realmente uma preciosidade?

Quanto à Igreja Católica, temos uma beata chamada Iolanda da Polônia, abadessa da Ordem de Santa Clara, neta de Santa Isabel da Hungria; outra Santa Iolanda, filha do Conde de Vianden, que se tornou uma freira contra a vontade de seu pai;

Em termos de personalidades brasileiras, podemos nos referenciar em:

Iolanda Achutti — política brasileira
Iolanda Balaş — ex-atleta romena
Iolanda Barbosa — ex-primeira dama do Brasil
Iolanda Fleming — professora e política brasileira
Iolanda Osório — cantora brasileira

Em termos de nobreza e realeza:

Iolanda de Anjou — princesa de Nápoles
Iolanda de Courtenay — rainha da Hungria
Iolanda da França — princesa de França
Iolanda de Hainaut — imperatriz latina de Constaninopla
Iolanda da Hungria — rainha de Aragão
Iolanda de Ligne — princesa de Ligne
Iolanda de Lusignan — condessa de La Marche
Iolanda de Saboia — princesa da Itália




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário