sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Kaleo

.

Kaleo é um nome masculino de origem havaiana, que significa “som”, ou “voz”, dos elementos havaianos “ka” (a) e “leo” (som, voz).

No estado de São Paulo, segundo dados da Arpen/SP, foram registrados 11 meninos chamados Kaleo. Em termos de Brasil, os dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), nos mostra que há 375 pessoas com o nome Kaleo até o ano de 2010, período de abrangência do Censo, e que todos eles nasceram depois dos anos 80, com destaque para os anos 2000. Trata-se portanto, de um nome com uso moderno.

Nos fóruns do BabyCenter é possível achar, esporadicamente, uma foto de um nascimento de um bebê chamado Kaleo. É um nome raro, pouco conhecido, mas que começa a ser timidamente usado. Pelo fato de ser havaiano, e ter um significado legal, acho que pessoas com conexões fortes com a natureza tendem a simpatizar com ele.

A mim, basta fechar os olhos e pensar no nome Kaleo para formar a imagem do mar, o céu azul, ondas e gaivotas, tudo composto com uma maresia suave e agradável. Uma imagem bonita e acho que Kaleo remete mesmo à isso: paz, sossego, tranquilidade.

O que falta, muito provavelmente, é ter um Kaleo na novela Malhação. Não encontrei referências reais do nome Kaleo na Internet, apenas Kaleo, que é uma banda de rock islandês, formada em 2012.





.

Um comentário: