terça-feira, 3 de outubro de 2017

Laila - Parte II

.

O nome significa "noite" em árabe. Laila pode ser considerado um nome internacional, visto que além do Brasil o nome é também usado em países anglófonos (como Estados Unidos e Inglaterra) e em países árabes, onde a pronúncia e escrita podem variar.

Mais detalhadamente, vem da palavra árabe ليلى (Laylah), que significa "noite", mas seu significado é por vezes interpretado como "escuro como a noite", embora algumas fontes deem a origem como persa, já que Layla Bint Mahdi ibn Saad é uma personagem de uma história romântica muito popular na Pérsia medieval, a de Laila e Majnun (ou Qais).

O nome se espalhou no século XIX através de divulgação literária, em primeiro lugar por alguns romances de Lord Byron, e depois por outros autores igualmente renomados. A variante em inglês, Layla, popularizou-se graças à uma música de Derek and the Dominos, também alusiva à história persa.

Laila tem como variantes Layla, Leila, Leyla (árabe), Lela, Lila, Lyla, Leilah (inglês), Lejla (bósnio). Esse nome aparece no 169º lugar do ranking feminino dos Estados Unidos do ano de 2015 e também na Inglaterra, no ano de 2014, na 178ª posição. Aparece ainda em rankings anteriores da Holanda, Noruega e Escócia.

Laila é o nome de 30.529 pessoas no Brasil, segundo dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). A maioria delas nasceu na Bahia, e a década de ápice de nascimentos foi o ano 2000, quando nasceram mais da metade delas. A grafia Layla também tem 5.998 pessoas.

Na lista da Arpen/SP de 2015 temos 45 registros de Laila e 106 de Layla.

Referências

Laila Ali, boxeadora norte-americana;
Laila Kinnunen, cantora finlandesa;
Laila Lalami, escritora marroquina;
Laila Robins, atriz norte-americana;
Laila Rouass, atriz britânica;
Laila Traby, atleta francesa;
Layla El, lutadora britânica;
Layla Rigazzi, modelo italiana;



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário