quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Aladdin

.

Aladdin, ou em português, Aladin ou Aladim, é um nome masculino vindo da Literatura. É a forma inglesa de Ala Al-Din, este é o nome de um menino travesso em um dos contos de “As 1001 noites”. Ele está preso em uma caverna, deixado lá por um mago, mas escapa com a ajuda de um gênio da lâmpada.

Significa "a excelência da religião" do árabe علاء ('ala) "Excelência, elevação" combinado com دين (din) "religião, fé". Outros sites dizem significar “nobreza da fé”. Este era o nome de vários sultões de Delhi. Em outras línguas temos Ala al-Din (árabe), Aldin (Bósnia) e Alaattin (turco). Em alguns sites portugueses encontramos a versão Aladino.

Na Wikipédia, temos a Sinopse do conto original de Aladim em “As 1001 noites”:

Aladim é nascido na China, entendido na Idade Média árabe como a parte da Rota da Seda que compreendia a região do Quirguistão e Sinkiang (no noroeste da atual China). O conto possui diversas edições, mas a maioria delas preserva o teor central do enredo. Na versão do francês Antoine Galland, que inspirou as variadas traduções nos diferentes idiomas no Ocidente, o protagonista Aladim é descrito como um jovem adolescente que se recusa a aprender o ofício do pai, que é alfaiate, sendo descrito por sua mãe como imaturo, "esquecido que não é mais criança". Mesmo depois da morte do pai, quando tinha quinze anos, ele não se modifica – é travesso e prefere brincar a trabalhar. Por este motivo, é também descrito como mau e desobediente.

Aladim mantém-se despreocupado com uma definição para sua vida até ter um encontro com um feiticeiro ou mágico, que o procurava. Este encontro foi determinante para modificar sua trajetória. O mago, possuidor de muitos poderes e capaz de realizar muitos feitos, procura Aladim como um auxiliar eficaz para concretização de uma meta específica – obter uma "lâmpada maravilhosa", uma lamparina semelhante àquelas utilizadas na iluminação doméstica, mas que continha um "gênio" (em árabe djin) que a habitava e que era capaz de realizar todo e qualquer desejo a ele dirigido. A lamparina com o gênio era para o mago um recurso mágico que lhe daria mais poderes e que lhe permitiria realizar os desejos irrestritamente; mas ela estava guardada no interior de um jardim encantado, em uma espécie de gruta ou caverna, que continha muitas jóias e moedas de ouro.

O mago pede a Aladim que entre na caverna misteriosa para retirar de lá a lâmpada e, em troca, lhe oferece uma fortuna. Entrega-lhe um anel mágico para sua proteção. Aladim entra na caverna e pega a lâmpada, mas o mago tenta ludibriá-lo na saída da gruta, e ele acaba preso na caverna com a lâmpada. O gênio que habitava a lâmpada se manifesta após um gesto acidental de esfregá-la, e concede a Aladim a realização de seus pedidos, que são todos consumados. Um dos desejos de Aladim foi o de se tornar um príncipe e desposar a princesa, filha do sultão. Ao transformar radicalmente sua realidade pessoal tornando-se príncipe, transforma-se em adulto, casa-se e passa a ser o governador de seu reino. Mas antes ainda enfrenta duas provações.

A primeira é quando o feiticeiro, tempos depois, retorna e, fazendo-se passar por um mercador excêntrico que "troca lâmpadas velhas por novas", consegue obter a lâmpada mágica da mulher de Aladim e ordena ao gênio que transfira o palácio de Aladim para sua terra, o Magreb africano. Felizmente, Aladim conserva o anel mágico, invoca seu gênio, ao qual pede que o transporte ao Magreb, onde mata o feiticeiro, recupera a lâmpada e traz de volta seu palácio.

Tempos depois, o irmão do feiticeiro resolve vingar aquela morte, assassinando uma velha asceta e curandeira e, "usando os trajes dela e imitando-lhe os modos", engana a mulher de Aladim e se introduz no palácio. Aladim, alertado pelo gênio da lâmpada, mata o impostor. Doravante, "levou com a esposa [...] uma vida plena de felicidade, alegria e regozijo, até que lhe adveio o destruidor dos prazeres e separador das gentes".

Este é  mais famoso conto, em parte pelas inúmeras adaptações para o teatro, a ópera, o cinema e a televisão, incluindo o desenho animado estreado em 1992.


.


Na sexta temporada da série de TV Once Upon a Time, Aladdin é procurado por Jasmine, princesa de Agrabah, para encontrar uma arma chamada "Diamante Bruto", que livraria o reino do temível Jafar. Porém, um acidente põe a vida dos heróis em risco, revelando que Aladdin tem poderes de luz e é o Salvador de Agrabah.

No Brasil, a primeira coisa que lembro depois do personagem Aladim é a dupla sertaneja Alan & Aladin. Na verdade Alan se chama Edmilson Fernandes Machado, e o Aladim se chamava José Nascimento Cardoso, que faleceu em 1992. A dupla ainda existe, mas o Aladim é interpretado por outro cantor.

Apesar de caricato, esse nome tem representantes no Brasil. Aladim é o nome de 549 pessoas, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), enquanto Aladin é o nome de 367 pessoas. Os picos de registros se deram nos anos 50. A versão Aladino é o nome de 178 pessoas.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário