terça-feira, 7 de novembro de 2017

Dardana

.

Dardana é um nome feminino usado principalmente na Albânia. Se trata da forma feminina de Dardan, que origina-se dos Dardani, uma tribo ilíria que viveu na Península Balcânica. Seu nome pode derivar de uma palavra ilíria que significa “pera” (a fruta).

Geograficamente falando, há regiões denominadas Dardânia. Dardânia pode se referir a:

Dardânia (Anatólia) - antigo nome da região em torno do estreito de Dardanelos, que separa a Trácia da Anatólia;

Dardânia (Europa) - antigo nome da região dos Bálcãs habitada pelos dardânios, no sudeste da Europa;

Dardânia - antigo nome da Samotrácia, de acordo com o antigo geógrafo grego Pausânias;

No entanto, não eram relacionados com o povo antigo também chamado de Dardans, que viviam próximo à Tróia. É um nome étnico que possui uma beleza real, Dardana é simplesmente belo, profundo e atemporal.

Não temos muito o que escrever sobre Dardana, uma vez que nos dados do IBGE (Censo 2010, Nomes no Brasil) não há nenhum registro disponível deste nome, assim como em nenhuma outra lista recente do Brasil. É um nome bastante exclusivo.

Em outros países, exceto a Albânia, igualmente não há dados sobre uso recente ou antigo. Por isso, devemos considerar Dardana como um nome muito raro e ousado.

Um impedimento ao uso do nome na língua portuguesa é que, a priori, pode lembrar a palavra “dardo”, o que não é de todo ruim, afinal. Por outro lado, embora não tenha nenhuma planta assim chamada, Dardana é um nome que se encaixaria bem em uma planta medicinal no meio botânico.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário