sábado, 4 de novembro de 2017

Eran

.

Eran é um nome masculino bíblico, originado no hebraico antigo. Ele significa “atento, vigilante” em hebraico. No Antigo Testamento, ele é neto de Efraim. Em outras versões, temos Eiran (hebraico bíblico).

Não há muitas informações sobre esse nome, além da própria genealogia bíblica. No Brasil, há apenas 101 pessoas com esse nome, segundo dados do IBGE (Censo 2010, Nomes no Brasil), sendo que todos nasceram de 1970 a 1990. O estado de destaque é Maranhão.

É um nome bíblico obscuro e desconhecido, o que torna ainda mais atraente, afinal de contas, em dias que se procura um nome bíblico, e que se escolhe alguns um pouco inadequados para a língua portuguesa, é uma pena que Eran seja tão subestimado. Ele também está na Bíblia, tem uma sonoridade legal e um significado interessante.

Além disso, é interessante e absolutamente raro no Brasil, e pelo que se vê, em outros países também, uma vez que no Behind The Name e outros sites internacionais, não temos dados sobre seu uso em outros países, bem como não tem nenhum Eran registrado na lista da Social Security dos Estados Unidos de 2015.

Na lista da Arpen/SP, o mais próximo de Eran que encontrei foi KeEran, obviamente, não relacionado.

Como referência, podemos citar Eran Riklis (Hebrew: ערן ריקליס‎), um cineasta israelense.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário