domingo, 5 de novembro de 2017

Neemias

.


Neemias é um nome masculino bíblico, originado na língua hebraica. Neemias é a grafia grega e latina do nome hebraico Nehemiah (ou Nechemyah), presente no Antigo Testamento. Ele significa "consolado pelo Senhor" em hebraico. De acordo com o Livro de Neemias do Velho Testamento, ele era um líder dos judeus, que foi o responsável pela reconstrução de Jerusalém após o retorno do cativeiro babilônico.

Há também que se considerar as variantes Néhémie (francês) e Neemia (italiano), assim como Nehemja (norueguês).

Muito mais do que o significado, a história bíblica de Neemias é inspiradora no sentido de que ele reconstruiu algo que estava arruinado, ou seja, pode ser interpretado como uma pessoa que tem o dom de reparar aquilo que não está no seu devido lugar, não está no seu melhor estado, inclusive a própria vida. Neemias era um construtor, e mais do que isso, um restaurador.


"Então eu (Neemias) lhes disse: Vocês estão vendo a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir o muro de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante" (Neemias 2:17).

Nos Estados Unidos, a grafia Nehemiah está no ranking de 1000 nomes masculinos mais usados entre os americanos, do ano de 2015, na 362ª posição. A grafia Neemias teve apenas 5 registros nos EUA (Social Security).

Na lista da Arpen/SP, apesar da grande procura dos brasileiros por nomes bíblicos, há apenas 19 pessoas registradas com o nome Neemias, no ano de 2015. Em termos de Brasil, segundo dados do IBGE, há 3.394 pessoas chamadas Neemias em todo o território, no período da pesquisa (Censo 2010, Nomes no Brasil). O destaque fica por conta do estado de Roraima, e a maioria dos Neemias registrados nasceram depois dos anos 2000.




.