quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Edith

.


Edith é um nome feminino usado em inglês, alemão, sueco, norueguês, dinamarquês e holandês. É originado do nome inglês antigo Eadgyð, derivado dos elementos ead "riqueza, fortuna" e gyð "guerra". Era popular entre a realeza anglo-saxã, sendo suportada por exemplo por uma santa chamada Eadgyeth, simplificado para Edith, filha do Rei Edgar, o Pacífico. O nome permaneceu comum após a conquista normanda. Tornou-se raro após o século XV, mas foi retomado no século XIX.

Variantes: Edythe, Edytha (Inglês), Edit (Sueco)

Diminutivos: Edie (inglês), Ditte (dinamarquês)

Outros idiomas: Eadgyð (anglo-saxão), Edita (croata), Edita (tcheco), Édith (francês), Edit (húngaro), Edita (lituano), Eda (inglês medieval) , Edita (eslovaco), Edita (esloveno)

Nos Estados Unidos esse nome ainda tem seu grau mediano de popularidade, estando na 525ª posição no ano de 2015, e é mais popular na Inglaterra e País de Gales, onde está classificado no 122º lugar no ranking mais recente. Mais proeminente, entretanto, é Edith na Suécia, onde está no 36º lugar. Portanto, entre suecos, é muito comum encontrar crianças chamadas Edith. Esse nome já esteve presente em rankings anteriores da Noruega, Canadá e Suíça.

No Brasil, a grafia Edith é o nome de 8.017 pessoas, de acordo com o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), mas a grafia predominante é Edite, com 50.772 pessoas, o que faz dele o 291º nome feminino mais usado no Brasil no período da pesquisa. O estado de destaque é a Bahia e a maioria delas nasceu nos anos 40. Portanto, entre brasileiras, o nome Edith é comum na terceira idade. A grafia Edit tem 604 pessoas.

Nos dias atuais, Edith ou qualquer outra grafia é extremamente raro. Apenas 4 meninas com esse nome nasceram no estado de São Paulo no ano de 2015, segundo a Arpen/SP.

Esse foi o nome de duas primeiras-damas dos Estados Unidos, Edith Roosevelt   (1901-1909) e  Edith Wilson   (1915-1921). Edith deu nome também há três furacões (em 1955, 1063 e 1971) e duas tempestades (1959 e 1967). Há uma santa chamada Santa Edith de Wilton (962-984). Além dessas, temos outras referências:

Edith Bosh, é uma judoca holandesa, medalhista de prata e bronze no judô nas Olimpíadas de 2004, 2008 e 2012.

Edith Wharton foi uma escritora americana. Venceu o Prémio Pulitzer de Ficção, em 1921, pelo romance The Age of Innocence.

Édith Giovanna Gassion, ou simplesmente, Édith Piaf foi uma cantora francesa de música de salão e variedades, mas foi reconhecida internacionalmente pelo seu talento no estilo francês da chanson.

Édith Cresson é uma política francesa. Ocupou o cargo de primeiro-ministro da França entre 15 de Maio de 1991 a 2 de Abril de 1992.

Edith González Fuentes é uma atriz e bailarina mexicana.

Edith Nesbit era uma escritora e poetisa inglesa, que publicou suas histórias infantis sob o pseudônimo andrógino de E.Nesbit.

- Edite Castro Soeiro, foi uma jornalista portuguesa.

Temos várias pessoas chamadas Edith na nobreza, entre elas Edith de Mércia, era filha de Ælfgar, Conde de Mércia, governante de todos os país de Gales e, mais tarde, a esposa e rainha consorte de Harold Godwineson, rei da Inglaterra em 1066; Edith de Wessex, rainha da Germânia e duquesa da Saxônia como esposa do Rei Otão I; Edith, primeira esposa do Rei Henrique I e rainha consorte da Inglaterra de 1100 até sua morte; Edite Swannesha, primeira esposa ou amante do Rei Harold Godwinson;





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário