quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Javier

.


Javier é a forma espanhola do nome Xavier. Xavier, ou Javier em espanhol, é um nome derivado da cidade basca Etxaberri, que significa “casa nova”. Este era o sobrenome do padre jesuíta São Francisco Xavier (1506-1552). Ele era um missionário na Índia, Japão e China, por isso é considerado o santo padroeiro do Oriente e missionários. Seu sobrenome desde então tem sido adotado como um nome dado em sua honra, principalmente entre os católicos.

É um nome obviamente originado a partir de raízes cristãs, nascidos em círculos católicos graças à devoção à São Francisco Xavier, co-fundador da ordem jesuítica e missionário na Ásia Oriental. Seu nome completo era Francisco de Jasso y Azpilcueta Atondo Aznares de Javier, onde Javier, é o predicado nobre que indica o lugar onde nasceu, ou seja, Javier, em Navarra. Etimologicamente, esse nome é uma adaptação da palavra basca Etxaberri, composto pelos elementos etxe (casa) e berri (nova), significando assim “casa nova”.

A forma feminina de Javier é Javiera, e em outras linguagens temos Xabier, Xabi (basco), Xavier, Xavi (catalão), Saveriu (corso), Xavier, Xavior, Xzavier, Zavier (inglês), Xavier (francês), Xabier (galício), Xaver (alemão), Saverio (Italiano), Ksawery (Polonês), Xavier (Português).

Javier encontra popularidade em vários países do mundo. Está, por exemplo, no 226º lugar no ranking masculino dos Estados Unidos do ano de 2015. Está nos rankgins mais recentes da Catalunha (no 95º lugar), no Chile (no 28º lugar), na Galícia (no 33º lugar), no México (52º lugar) e na Espanha (15º lugar). Não temos os rankings dos países de língua espanhola da América Latina, mas por experiência, podemos dizer que Javier é bem popular entre adultos e crianças.

No Brasil, Javier é o nome de 855 pessoas, e a maioria deles nasceu nos anos 70. É claro que sempre tem quem escreve o nome conforme a pronúncia, então são 295 pessoas chamadas “Ravier”. De qualquer modo, não é um nome prestigiado aqui, mesmo na grafia portuguesa: Xavier só tem 1800 representantes (IBGE, Censo 2010, Nomes no Brasil).

Na lista da Arpen/SP do ano de 2015 temos constando 8 registros de Javier, o que prova que ainda é um nome usado raramente, enquanto Xavier tem 4 registros apenas.

Referência:

Javier Aguirresarobe, diretor de fotografia espanhol;
Javier Bardem, ator espanhol;
Javier Clemente, jogador de futebol e treinador espanhol;
Javier Echevarría Rodríguez, bispo católico espanhol;
Javier Hernández, jogador de futebol mexicano;
Javier Irureta, jogador de futebol espanhol;
Javier Lozano Barragán, cardeal e arcebispo católico mexicano;
Javier Marías, escritor espanhol;
Javier Pastore, jogador de futebol argentino;
Javier Solís, cantante e ator mexicano;
Javier Zanetti, jogador de futebol argentino;





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário