sábado, 23 de dezembro de 2017

Irineu

hugo boss kids ss 15 1:
.

Irineu é a forma portuguesa do nome Irenaeus, forma latinizada do nome grego Ειρηναιος (Eirenaios) que significa "pacífico". Tem como variantes Irénée (francês), Ireneusz (polonês), Irinei, Iriney (russo).

Nos círculos católicos é dado especialmente em honra à Santo Irineu de Lyon, um bispo grego, teólogo e escritor cristão que nasceu, segundo se crê, numa província romana da Ásia Menor, onde atualmente é a Turquia.

No Brasil, há 32.555 pessoas chamadas Irineu, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), o que faz dele o 331º nome masculino mais usado no país durante o período da pesquisa. O estado de maior frequência é Santa Catarina, seguido de outros estados do Sul, e a maioria dos nascimentos foi em 1950.

Na lista da ARPEN/SP nasceram 3 meninos chamados Irineu. Obviamente, é um nome associado mais à pessoas idosas e muito raramente encontrado em crianças e bebês. Mesmo entre homes de meia idade é difícil encontrar o nome Irineu.

Porém, é um nome sério e austero, com uma aura de responsabilidade e de confiabilidade, mas com um significado muito bonito. Afinal, “pacifismo” é tudo que precisamos nos dias de hoje, com tanto ódio que temos observado ser destilado em todos os aspectos da vida. Irineu é um nome que com certeza pode voltar a ser usado, e eu pessoalmente gosto muito do nome feminino Irene, de onde ele deriva, que significa “paz”.

Referências:

Irineu Evangelista de Sousa, Barão de Mauá, notório industrial na história do Brasil Imperial, que também possuía o título de visconde;
Irineu Guimarães, foi um filósofo e jornalista brasileiro.
Irineu Monteiro de Pinho, foi um escritor, jornalista e pastor metodista brasileiro.
Dom Irineu Danelon, é um bispo católico brasileiro.

Irineu Marinho, foi um jornalista brasileiro.
Dom Frei Irineu Gassen, é um bispo católico, Bispo de Vacaria.
Irineu Leguisamo, também chamado El Pulpo e El Maestro, foi o mais famoso jóquei de turfe sulamericano no século XX.
Irineu Sílvio Wilges, é um religioso católico brasileiro, bispo-emérito de Cachoeira do Sul.

Irineu Calixto Couto, é um futebolista brasileiro que atua como zagueiro.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário