domingo, 24 de dezembro de 2017

Miroslava

.

Miroslava é um nome feminino, usado especialmente nos países de línguas eslavas, como República Checa, Eslováquia, Rússia, Croácia, Sérvia, Macedônia, Eslovênia.

Tem como diminutivos os nomes Mira, Mirica (Croácia), e as formas masculinas são Miroslav, Mirek (checo), Mirko (croata). Sua popularidade em todos os países eslavos não pode ser medida pois nem todos possuem ranking anual de nomes registrados. Ele constou no ranking da República Checa até o ano de 2003, quando esteve na 96ª posição. O nome, na verdade, se encontra no ranking checo desde a primeira vez em que ele foi divulgado, em 1935. Ele atingiu seu melhor desempenho por lá nos anos de 1949, 1950 a 1951.

Miroslava é derivado dos elementos eslavos miru "paz, mundo" e eslava "glória". Essa combinação pode ser interpretada de várias formas, sendo as mais comuns “paz e glória” e “paz gloriosa”. Miroslav era o nome de um rei do século 10 da Croácia, que foi deposto por um dos seus nobres depois de governar por quatro anos.

No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Miroslava é o nome de 92 pessoas, sendo que 45 delas nasceram no Paraná, na década de 1950. 

Como referência, podemos citar Miroslava, atriz checoslovaca, e Miroslava Vavrinec, tenista eslovaca naturalizada suíça, a atriz Maya Mishalska, mexicana de origem polonesa cujo nome Miroslava Maya Mishalska Harasymowicz, e a editora de moda russa Miroslava Duma. Na nobreza, temos Miroslava da Bulgária (séc. X) - filha do tsar Samuel da Bulgária.


Na Romênia, geograficamente falando, existe uma comuna romena no distrito de Iaşi, chamada Miroslava



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário