quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Ethan

.


Recentemente li a coleção Beautiful Creatures, que até virou filme (Dezesseis luas) e adorei o nome de grande parte dos personagens. Um deles é Ethan, o personagem principal, par romântico de Lena.  Foi suficiente para querer escrever um post sobre ele: afinal, é um nome que pode muito bem ser usado em português.

Ethan é um nome masculino usado em inglês e francês, oriundo da Bíblia, portanto, sendo um nome de origem hebraica. Ethan deriva do nome hebraico אֵיתָן ('Eitan) que significa "sólido, duradouro, firme". No Antigo Testamento este nome é suportado por alguns personagens menores, incluindo o homem sábio Ethan, supostamente o autor do Salmo 89.

Depois da Reforma Protestante foi usado ocasionalmente como nome próprio no mundo de língua inglesa, e tornou-se um tanto comum em América devido à fama do revolucionário Ethan Allen (1738-1789). Só se tornou popular no final do século XX. É o nome do personagem principal no romance de Edith Wharton, "Ethan Frome" (1911), sobre um homem apaixonado pela prima de sua esposa.

Ethan já foi usado como nome para personagens em Pokemon e em Power Rangers.

Variantes: Eitan, Eytan (hebraico).

Outras linguagens: Aithan (bíblia grega), Eitan (bíblia hebraica).

A internacionalidade desse nome é notável: ele está no top 10 dos Estados Unidos, constando no ranking norte-americano como o 6º colocado no ano de 2015. Também está constando nos rankings mais recentes da Inglaterra e País de Gales (18º lugar), Canadá (2º lugar), Austrália (9º lugar), Bélgica (14º Lugar), França (8º lugar), Irlanda (40º lugar), Itália (149º lugar), Holanda (358º), Nova Zelândia (19º), Irlanda do Norte (11º lugar), Escócia (23º lugar), Suíça (56º lugar).

No Brasil, Ethan é o nome de 105 pessoas, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O estado de maior frequência é São Paulo, e esse nome foi registrado quase que exclusivamente nos anos 2000, possivelmente pela divulgação de personagens em séries e filmes. Na lista da Arpen/SP de 2015, Ethan consta com 46 registros, o que significa que não é totalmente ignorado no Brasil.

Referências:

Ethan Allen, general norte-americano;
Ethan Canin, escritor norte-americano;
Ethan Coen, cenógrafo, produtor cinematográfico e montadores norte-americano;
Ethan Embry, ator norte-americano;
Ethan Hawke, ator, escritor, cenógrafo e diretor norte-americano;
Ethan Kath, musicista, produtor discográfico e compositor canadense;
Ethan Peck, ator norte-americano;
Ethan Phillips, ator e cenógrafo norte-americano;
Ethan Ruan, ator e modelo de Taiwan;
Ethan Suplee, ator norte-americano;
Ethan Wayne, ator norte-americano;
Ethan Wiley, diretor, cenógrafo e produtor cinematográfico norte-americano.





.

4 comentários:

  1. Minha filha colocou o nome do meu neto de Ethan ele nasceu 2022 e o nenê mas lindo desse mundo forte ,e esperto

    ResponderExcluir
  2. Eu amei esse nome e vou colocar no meu filho qui Deus o abençoe grandemente pra que ele veia com muita saúde e sabedoria trasendo meiota alegrias

    ResponderExcluir
  3. Eu vou colocar esse nome no meu filho vai ser Ethan Lucca 💙 eu amei esse nome

    ResponderExcluir