quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Maressa

.


O Behind The Name e outros sites mais ou menos confiáveis, não expõe o nome Maressa, enquanto o Think Baby Names diz que Maressa é um nome feminino de origem latina cujo significado é “Estrela do Mar”. O significado é sedutor e poético, e a gente queria acreditar nele, mas infelizmente, essa fonte não é confiável e não podemos garantir que esse seja realmente o que o nome Maressa significa.

O nome realmente lembra algo vindo “do mar”, com a palavra “mar” agregada ao sufixo feminino comum “essa”. No entanto, é provável que Maressa seja um derivado de Marisa, a partir de Marissa, que é uma simples contração de Maria e Luísa.

Entretanto, há um lugar chamado Maresso na Itália, precisamente na província de Lecco, na região da Lombardia. Segundo a Wikipédia italiana, Maresso, ou Maress no dialeto brianzolo, teria seu nome como resultado da palavra “maressch”, ou seja, “local pantanoso”, hipótese bastante provável pelo fato de nesse vale correr um riacho onde frequentemente a terra fica inundada. Desse modo, se tudo mais falhar, pode ser considerado um nome geográfico.

Por incrível que pareça, Maressa também é um nome bíblico. Não havia exatamente uma personagem feminina assim chamada, mas sim, uma cidade citada como "Tel Maressa", uma cidade de Israel nos tempos bíblicos, era a vigia de Israel, localizada no topo da montanha, então significava: "Aquela que vê", pois quando os inimigos estavam próximos a cidade de Maressa, os sentinelas avisavam a Israel. Hoje em dia, é um sítio antigo nas planícies ao sul de Israel. 

De acordo com a Wikipédia:


Maressa, nome de origem hebraica, mencionado na Bíblia nos livros de Josué e Crônicas, significa: na frente; principal; líder; aquela que vai à frente; vitoriosa; a mais bela. No contexto bíblico, é o nome de uma cidade da herança de Judá. Essa cidade foi fortificada por Roboão, rei de Judá, um dos filhos do rei Salomão. O nome Maressa como outros, tais como Quelita e Elizama, nas histórias bíblicas são nomes masculinos. Não existe registro de nenhuma mulher chamada Maressa na Bíblia; o livro das crônicas cita Maressa como sendo o pai de Hebrom”.

Na lista da Arpen/SP, apenas uma Maressa foi registrada em todo o estado de São Paulo no ano de 2015. Já de acordo com o IBGE, há 3.119 pessoas chamadas Maressa, com destaque para o estado de Goiás. A maioria delas nasceu na década de 90.

De qualquer modo, é um nome bonito e interessante. Com uma sonoridade parecida com outros nomes terminados em “essa”, como Andressa e Vanessa, deve encontrar boa recepção nos ouvidos dos falantes de língua portuguesa. Ao mesmo tempo, é bastante original no Brasil. Como referência recentemente famosa, temos Maressa Kowalski, cantora gospel brasileira.



Maressa Kovalski




.