quinta-feira, 22 de março de 2018

Filomena

.


Filomena é um nome feminino, usado predominantemente em espanhol, português, italiano e holandês. É a forma usada, nessas línguas, do nome Philomena. Esse é um nome grego que combina os elementos φιλος (philos) "amigo, amante" e μενος (menos) "mente, propósito, força, coragem". Interpretando, seria como “amigo da força”.

Esse era o nome de uma santa e mártir dos primeiros tempos do cristianismo. O nome chamou a atenção do público no século 19, depois de um túmulo aparentemente marcado com o nome Filumena foi encontrado em Roma, supostamente pertencente a outra mártir assim chamada. Na realidade, pode nem ter sido o nome da pessoa, e sim, pode ter sido uma representação da palavra grega φιλομηνη (philomene) que significa "amado".

Posteriormente, o nome foi confundido com outro semelhante, Philomel, que deriva do grego Φιλομηλα (Philomela), que significa “amigo da música”, sendo composto por φιλος (philos, "Amigo"), no entanto, combinado com μελος (melos, “cantando"), sendo este presente na mitologia grega, onde Philomel é personagem de uma história trágica.

Em outras linguagens temos Philomena (inglês), Philomène (francês), Philomena (alemão), Philomena (grego antigo), Filimena (Macedônico).

Nos Estados Unidos, Filomena constou no ranking feminino até 1934 e não voltou a constar. Na Itália, constou no ranking até o ano de 2004, quando esteve na 197ª posição.
               
No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 19.082 pessoas chamadas Filomena, o que faz desse o 603º nome feminino mais usado no Brasil no período da pesquisa. A maior taxa de frequência é no Piauí e as décadas de nascimento da maioria delas foram entre os anos 40 e 60. Em contrapartida, apenas 1 menina chamada Filomena foi registrada no estado de São Paulo no ano de 2015, segundo dados da Arpen/SP.



Referências:

Filomena de Roma, santa italiana;
Filomena Marona Beja, uma escritora portuguesa;
Filomena Delli Castelli, professora e política italiana;
Filomena Moretti, guitarrista italiana;
Philomena Mealing, nome verdadeiro Bonnie Mealing, nadadora australiana;
Filomena Cautela, uma atriz e apresentadora portuguesa.
Filomena Gonçalvez, atriz portuguesa;
Filomena Serpa, uma poetisa portuguesa.

Filomena Brandão de Noronha, nobre portuguesa, 3ª viscondessa da Torre Bela.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário