terça-feira, 20 de março de 2018

Josefina

.


Josefina é uma forma feminina de José, usada predominantemente em espanhol, português e suíço. O significado é "ele/ela irá adicionar", do hebraico יוֹסֵף (Yosef), que em grego ficou Ιωσηφ (Ioseph), e que aos poucos foi dando origem a diversas formas em muitos idiomas. Uma variante interessante é Josefine, e em outros idiomas temos:

 Josipa, Jozefina, Finka, Ina (croata), Josefa (checo), Josefine (Dinamarquês), Josephine, Jozefien (holandês), Josephine, Jo, Joetta, Joey, Jojo, Joleen, Jolene, Josepha, Josephina, Josie, Posie, Posy (Inglês), Josefiina, Iina (Finlandês), Josée, Josèphe, Joséphine, Fifi, Josette, Josiane (Francês), Josefine, Josepha, Josephine (alemão), Jozefa (húngaro), Giuseppa, Giosetta (Italiano), Josefine (Norueguês), Józefa, Józefina (Polonês), Jozefína (eslovaco), Jožefa (esloveno).

Esse nome já constou em rankings passado dos Estados Unidos e da Suíça. Atualmente, encontra-se no ranking mais recente do Chile (35º lugar) e da República Checa (77º lugar).

No Brasil, ele acaba sendo o 471º colocado em termos de nomes femininos usados ao longo da pesquisa do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), tendo um total de 27.873 pessoas assim chamadas. Porém, a esmagadora maioria nasceu nos anos 40 e 50, e depois disso, as Josefina’s se tornaram raras. O estado onde é mais frequente encontrar uma Josefina é Sergipe.

Apesar de ser usado em ocasiões raríssimas no Brasil de hoje, Josefina foi o nome escolhido para três meninas no estado de São Paulo no ano de 2015, de acordo com a Arpen/SP.

Referências:

Josefina de Beauharnais - primeira mulher do imperador Napoleão Bonaparte.
Josefina de Baden - princesa de Baden, e segunda filha de Carlos, grão-duque de Baden.
Josefina de Dinamarca - princesa da Dinamarca.
Josefina de Leuchtenberg - rainha consorte de Óscar I da Suécia e Noruega.
Josefina de Lorena - princesa de Lorena e princesa consorte de Carignano.
Josefina Bakhita - religiosa italiana de origem sudanesa da ordem canossiana.
Josefina Moscardó Montalvá - mártir católica, morta durante a Guerra Civil Espanhola.
Josefina da Fonseca Costa - nobre brasileira.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário