domingo, 11 de março de 2018

Lázaro

Lázaro Ramos


Lázaro é a forma espanhola e portuguesa de Lazarus, um latinização do grego Λαζαρος (Lazaros), forma traduzida na Biblia grega do nome hebraico Eleazar, usada no Novo Testamento. Lázaro é um homem da Betânia, irmão de Maria e de Marta, que é ressuscitado por Jesus.

Eliezer origina-se no hebraico אֱלִיעֶזֶר ('Eliezer), que significa "Deus é minha ajuda". No Antigo Testamento, este é o nome de ambos um servo de Abraão e um dos filhos de Moisés. Para ver uma explicação sobre o significado do nome, é só ler Êxodo 18: 4.

Na Bíblia, além do Lázaro que foi ressuscitado por Jesus, há também o pobre Lázaro, o protagonista de uma parábola contada por Jesus, que era um leproso, e passou a nomear hospitais onde esses doentes ficavam isolados na Idade Média.

"Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias. Diante do seu portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas; este ansiava comer o que caía da mesa do rico. Até os cães vinham lamber suas feridas. "Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado. No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado. Então, chamou-o: 'Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo'. "Mas Abraão respondeu: 'Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento. E além disso, entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem'. "Ele respondeu: 'Então eu te suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento'. "Abraão respondeu: 'Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam'.
Lucas 16:19-29

O nome passou, então, na Idade Média, a indicar uma pessoa pobre ou desfavorecida, especialmente na língua espanhola. Daí deriva o termo “Lazarus”, com o qual os pobres de Nápoles foram designados. Dessa etimologia, que atesta a grande influencia dos espanhóis na Itália, também se aproxima da palavra italiana "Lazzarone", que significa “malandro”, “ladrão”, um preconceito associado aos “pobres” e “mendigos”.

Em outras linguagens temos: Eleazar, Lazarus (bíblia), Eleazar, Lazaros (bíblia grega), ‘El’azar (bíblia hebraica), Eleazar, Lazarus (bíblia latina), Lazar (búlgaro), Lazare (francês), Lázár (húngaro), Lazzaro (italiano), Elazar (judeu).

Nos Estados Unidos, esse nome constou no ranking de 1000 nomes masculinos mais usados até 1996, na 979ª posição, mesmo antes disso, sempre ficou nas últimas colocações.

No Brasil, há 56.218 pessoas chamadas Lázaro, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que a maior parte nasceu nos anos 50, e o estado de destaque é Goiás. A versão Lasaro tem 3.586 pessoas.

No Brasil, uma das maiores referências do nome Lázaro hoje é o ator Lázaro Ramos (foto). 

Referências:

Lazzaro, arcebispo e santo italiano;
Lazzaro Anticoli, boxeador e antifascista italiano;
Lazzaro Baldi, pintor italiano.
Lazzaro Bastiani, pintor italiano.
Lazzaro Bonamico, humanista e escritor italiano.
Lazzaro Maurizio de Castiglioni, militar italiano.
Lazzaro De Maestri, pintor italiano.
Lazzaro de Soardi, tipógrafo italiano.
Lazzaro Donati, banqueiro italiano.
Lazzaro Gagliardo, político italiano.
Lazzaro Luxardo, pintor italiano.
Lázaro Borges, atleta cubano.
Lazaro Borell, jogador de basquete cubano.
Lázaro Bruzón, jogador de xadrez cubano.
Lázaro Cárdenas del Río, político e militar mexicano.
Lázaro Castro, esgrimista cubano.





.

2 comentários: