sábado, 10 de março de 2018

Medardo

.

Medardo é um nome que, sinceramente, desconhecia. Descobri-o numa pesquisa sobre nomes de santos e beatos da Igreja Católica e imediatamente me despertou aquela coceirinha: Bem, o final parece muito com “Eduardo, Ricardo, Leonardo”, então, o que exatamente tem no nome que não se populariza?

Inclusive, para quem está acostumado a ver fotos de crianças nesse blog, para ilustrar os posts de nomes, vai se surpreender pela escolha de uma fotografia de um simpático vovô!
Obviamente, sua combinação de letrinhas iniciais que lembra a palavra “medo”. Ou a falta de conhecimento generalizada com relação ao nome. Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), apenas 23 pessoas em todo o Brasil ao longo de todo o período da pesquisa se chamam Medardo.

Medardo é um nome próprio italiano masculino, com a variante Metardo e o apelido “Dardo”. Inclusive, a Wikipédia italiana aponta um feminino: Medarda. Em outras línguas temos Medard (catalão), Médard (francês), Machthard, Mechtard (germânico), Medardus (latim).

Tem sua origem no nome germânico Machthard, que veio para o italiano através do frances Médard. É composto dos elementos germânicos “macht” (força, potencia) e “hard” (coragem, valor). Seu significado pode ser interpretado simplesmente como “força e coragem”. Ou, como a própria Igreja aponta: “audaz”.

No dia 08 de junho comemora-se o dia de São Medardo, bispo de Noyon. São Medardo, conforme nos conta a tradição católica, era de origem pobre e camponesa. Com 33 anos ele se tornou padre, que tinha clara preferência pelos mais pobres e mais sofridos. Mais tarde, foi escolhido para ser bispo e faleceu em 560, tornando-se santo da Igreja Católica.

Referências:

Medardo di Noyon, bispo franco;
Medardo Rosso, escultor italiano;
Medardo Fantuzzi, engenheiro italiano;
Medardo Joseph Mazombwe, cardeal e arcebispo católico zambiano;
Médard Chouart des Groseilliers, explorador francês;
Médard Zanou, jogador de futebol beninense.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário