sábado, 3 de março de 2018

Nicandro

.

Nicandro é a forma espanhola, portuguesa e italiana de Nikandros, cuja forma inglesa é Nicander, e em francês Nicandre. Significa “vitória de um homem”, derivado dos elementos gregos νικη (nike) "vitória" e ανηρ (aner) "homem" (genitivo ανδρος - andros). Por interpretação, pode ser dito como “homem vitorioso” ou “vencedor entre os homens”.

De acordo com algumas versões, os mesmos elementos formam o nome Nicanor e em sentido inverso, o nome Andrônico. Este foi o nome de um poeta e gramatico grego do século II d.C;

As formas italianas femininas incluem Nicandra, Nicarda e Nicandrina, segundo a Wikipédia italiana. O primeiro elemento “Nic” está presente em Nicolau, Nicole, Verônica, Berenice, Eunice, etc. e o segundo, em vários nomes como Alexandre, Leandro, Cassandra, etc.

Na Itália, Nicandro se espalhou graças ao culto de santos assim chamados, ficando popular principalmente no sul, na província de Isernia. A forma “Nicardo” parece ter sido influenciada pela raiz germânica “hardhu” (forte), presente em nomes como Eduardo, Ricardo, Leonardo, etc.

Não há dados sobre a popularidade de Nicandro em outros países, uma vez que no Behind The Name ele não consta em nenhuma lista. No Brasil, segundo dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), apenas 37 homens são chamados de Nicandro.

Além do poeta grego Nicandro, podemos citar ainda:

Nicandro, rei de Esparta;
Nicandro Breeveld, jogador de futebol surinamês naturalizado holandês;
Nicandro Marinacci, político italiano;





.


Nenhum comentário:

Postar um comentário