quinta-feira, 5 de abril de 2018

Anajá

.


Anajá é um nome indígena, possivelmente de origem tupi-guarani, que supõe-se ser predominantemente feminino, e significaria “grande palmeira”. Seria uma outra palavra usada para definir a palmeira Inajá (Maximiliana maripa, também conhecida como coco-Anajá, palmito-amargoso ou guabiroba).

A palavra Anajá também é usada popularmente para definir outras variedades de palmeira como: 1) A Attalea concina, conhecida como Anaíá, inajá, coco-de-indaiá; 2) Attalea fastuosa, conhecida como indaiaçu; 3) Scheelea Amylacea, chamada de Anajá

Também se refere à uma tribo ou etnia indígena que teria habitado a ilha de Marajó – PA. Assim, era uma palavra também usada para designar o membro da tribo dos Anajás. Há também uma tribo da família tupi localizada no estado do Amazonas que se auto denomina “Anajás”.

Possivelmente, esse grupo étnico indígena dá nome à um povoado no município de Santa Luzia, Maranhão, e ainda, à um riacho no estado do Piauí, afluente do Rio Gurguéia. Há ainda uma cidade chamada Anajás no estado do Pará.

De qualquer modo, embora seja um nome tipicamente brasileiro de origem indígena, apenas 38 pessoas se chamam Anajá no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Por causa do número diminuto de pessoas, não há dados sobre estado e década de nascimento.

Infelizmente, pelo fato dos nomes indígenas terem ficado relegados ao esquecimento dos colonizadores linguistas, temos poucas informações adicionais. E por ser um nome pouquíssimo usado, também são escassas as referências do nome, exceto algumas pessoas garimpadas no Facebook e outras redes sociais. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário