terça-feira, 17 de abril de 2018

Giordano

.

Giordano é um nome próprio italiano masculino, com apelidos na Itália como Gio e Giordi, e a forma feminina Giordana. O nome deriva do Rio Jordão, então, incluído no círculo de nomes relacionados à rios, como Nilo, Eridano, Volturno, Sabrina, Shannon e Clyde

Etimologicamente, é derivado do hebraico יַרְדֵן (Yarden), com base em יָרַד (yarad, "para baixo", "fluxo"), sendo que o significado é “fluir” ou “flui”. Outras fontes considerados que existem dois elementos jehor (ou yor, jor, "riacho") e Dan, uma antiga cidade bíblica (Tel Dan hoje), então "que flui de Dan".

Em outras línguas temos Jordan (búlgaro), Jordà (catalão), Jordán (checo), Yarden (hebraico), Jourdain (francês), Jordan, Jordon (inglês), Iordàin (irlandês), Iordanus, Jordanus (latim), Jordaan (holandês), Iordan (romeno), Jordán (espanhol), Jordão, Jordano (português).

Na história do Novo Testamento, o Rio Jordão é onde ocorre o batismo de Jesus por João Batista. Seu uso como nome próprio começou em círculos cristãos na época das Cruzadas, quando os cruzados trouxeram ampolas de água do Rio Jordão para casa, a fim de batizar seus filhos. Pode ter sofrido a influência de Jordanes, nome germânico derivado do elemento nórdico Jördh, que significa “terra”, e que foi portado pelo historiador bizantino Jordanes, antes que qualquer contato com o Rio Jordão pudesse ter influenciado sua nomeação.

No que se refere à Inglaterra, a utilização o nome terminou após a Idade Média, mas foi reavivado no século XIX, atingindo uma notável expansão nos Estados Unidos na segunda metade do século XX, evidentemente, na forma inglesa Jordan.

É de conhecimento geral que os nomes italianos tem agradado muito os brasileiros, que andam substituindo sua preferência por nomes americanos para nomes visivelmente importados da Itália, como é fácil perceber por Pietro, Lorenzo, Enzo, Vincenzo, etc. Porém, Giordano ainda não encontrou seu lugar nessa expansão: apenas 1 registro de Giordano foi computado em todo o estado de São Paulo, no ano de 2015, segundo a Arpen/SP.

Já no IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Giordano é o nome de 1.148 pessoas, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde estão concentrados 283 deles. A década da maioria dos nascimentos é 1990. Além disso, 30 pessoas resolveram colocar um “n” a mais e registraram Giordanno (Não faça isso, por favor).

Na Itália, se chamam Giordano cerca de 27193 pessoas (345 ° nome mais comum) ou cerca de 0,0451% da população italiana, conforme levantamento do “Mapa do Nome”, do site Nomix, baseado nos registros telefônicos italianos.

Referências:

Giordano Berti, escritor italiano;
Giordano Bruno, filósofo, escritor e religioso italiano;
Giordano Caini, jogador de futebol e treinador italiano
Giordano Conti, escritor e político italiano;
Giordano Dell'Amore, economista, banqueiro e político italiano;
Giordano Gambogi, cantor, musicista e compositor italiano;
Giordano Bruno Lattuada, pintor italiano;
Giordano Negretti, jogador de futebol e treinador italiano;
Giordano Ottolini, militar italiano;

Giordano Riccati, físico, arquiteto, matemático e teórico da música italiano;





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário