quarta-feira, 18 de abril de 2018

Heliandra, Eliandra & Aliandra

.


Eliandra é uma junção ou uma invenção moderna, que abre espaço para uma infinidade de interpretações. Pode ser simplesmente, uma variação de Leandra com um “E” na frente. Ou uma junção de Elena (ou outro nome que comece com –El, como Eloísa, Eleonora, etc) e Leandra/ Liandra. Portanto, é bem mais correto dizer que não há um significado.

Mas se nos tele transportarmos no tempo em que o grego antigo era falado, é bem possível que a palavra “Eliandra” tenha sido falada muitas vezes, embora não tenhamos como afirmar isso de jeito nenhum. Por exemplo, poderia vir da combinação dos termos gregos “helios” (sol) e aner (homem) através do genitivo “andros”. Assim, significaria “homem sol”. Nesse caso, uma grafia mais convincente teria que ser Heliandra.

Aliandra já muda um pouco as coisas. Considerando que Leandra significa “homem leão”, o sufixo –a em grego significa “não”, uma negativa, uma não existência, significaria negar o homem leão, dizer que o homem leão não existe. Uma condição estranha para um significado. Ou seja, melhor nem tentar formular uma hipótese.

Portanto, desses nomes e grafias, se você gosta e faz muita questão, é melhor adotar Heliandra, que em si é semelhante com Heliodora (presente de Hélio ou presente do Sol).

No IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Aliandra consta como sendo o nome de 705 pessoas, com destaque para o Espírito Santo. Já Eliandra é o nome de 4.641 pessoas, com destaque para o Amazonas. Heliandra, que na minha opinião, é a grafia que melhor engana no significado, tem 59 pessoas apenas. A esmagadora maioria das Aliandra’s, Eliandra’s e Heliandra’s nasceram nos anos 80.


 Não é difícil encontrar Heliandra, Aliandra ou Eliandra no facebook ou no Google, mas nenhuma notável o suficiente para que possamos considerar uma referência. 





.

5 comentários:

  1. Bons pontos, desmereceu as poucas pessoas que carregam esses nomes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com "nenhuma notável" ela quis dizer que nenhuma delas é famosa. Tá querendo o que, que ela use como referência a Aliandra da Silva filha do seu Zé do mercadinho? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  2. Sou notável o bastante para mim mesma tá.obrigada de nada.

    ResponderExcluir