quinta-feira, 19 de abril de 2018

Relva

.

Relva é um nome literal em português. Se refere ao substantivo feminino que usamos para definir gramado, erva rasteira; conforme o dicionário, conjunto de ervas rasteiras que juncam um terreno; lugar coberto por essas ervas; relvado.

Embora em vários países de língua portuguesa, as aplicações de Relva difiram entre si, enquanto em Portugal se refere à erva rasteira, no Brasil é o mesmo que grama e na Angola, por exemplo, é o mesmo que capim. Em suma, pode ainda ser considerado como uma vegetação selvagem e espontânea que serve de pasto para o gado.

Há, por exemplo, três lugares diferentes em Portugal chamados “Relva”, um em Ponta Delgada, outro em Oliveira de Azeméis e outra em São Mateus.

Relva é uma palavra muito utilizada tanto simbolicamente quanto para dar uma estética mais interessante aos textos, em livros e poesias. Consta inclusive em alguns títulos, como “Folhas de Relva” de Walt Whitman.

Relva é o nome de 177 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O destaque fica por conta do estado de Goiás, e a década da maioria dos nascimentos é 1960, exatamente a década da onda hippie no Brasil.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário