segunda-feira, 9 de abril de 2018

Lior

.


Lior é um nome unissex, de origem hebraica, que significa “luz para mim” em hebraico, de acordo com o Behind The Name. Outras versões, essas exclusivamente femininas são Liora e Liorit. Algumas fontes dão o significado como “minha luz”, “iluminar”, mas a essência do significa é a mesma.

Outras fontes dizem que a tradução literal deste nome é "Para mim uma luz", ou "Eu tenho a luz", conforme a Wikipédia inglesa. De qualquer modo, vejo Lior bem mais como um nome masculino do que feminino, em termos de língua portuguesa.

Lior é o nome de 68 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), dos quais 53 são homens e o restante, mulheres. A maioria deles está concentrada na Bahia.

A julgar pelas referências encontradas, Lior é predominantemente usada para homens, e é bastante popular em Israel. 

Algumas pessoas com o nome Lior:

Lior, um cantor e compositor australiano;
Lior Ashkenazi, ator israelense;
Lior Asulin, um jogador de futebol israelense;
Lior Eliyahu, um jogador de basquete israelense;
Lior Jan, jogador de futebol de Israel;
Lior Lubin, jogador de basquete e treinador israelense;
Lior Narkis, um cantor que representou Israel no Eurovision Song Contest 2003;
Lior Rafaelov, jogador de futebol israelense;
Lior Rosner, um compositor, principalmente da franquia Power Rangers;
Lior Shamriz, um diretor de cinema alemão;
Lior Shoov, músico e cantor;




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário